4 VERDADES NO NAMORO PARA UM CASAMENTO ESTRUTURADO EM DEUS


A amizade, o namoro e o casamento são umas das maiores bênçãos que podemos receber do Senhor – a maior de todas é a nossa salvação. Mas, como servos de Deus, precisamos ser bastantes sinceros quanto ao que temos visto: infelizmente, muitos casais cristãos brigando e até mesmo se divorciando. A raiz desse problema, muito provavelmente, está no passado, na fase do namoro, quando eles (então, solteiros) deveriam, mas não buscaram se conhecer de verdade – isto é, não se preocuparam em conhecer o coração um do outro.

Saber nossas reais motivações em um relacionamento é uma atitude fundamental para sermos abençoados por Deus. Namoro é uma fase em que, além de podermos conhecer a pessoa, somos capazes também de nos conhecer mais profundamente e verificar se estamos alinhados com os princípios e propósitos de Deus.

A Bíblia diz: “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca” (Salmo 68.6). Se você quer que a sua história seja diferente da que esses casais infelizmente têm escrito, se você quer futuramente constituir uma família estruturada em Deus, liberta de grilhões e habitando em terra fértil, há quatro verdades que você precisa tomar para si.

1) SAIBA QUE NINGUÉM É PERFEITO. Embora um cristão deva ter um bom caráter desenvolvendo os frutos do Espírito Santo, todo cristão, sem exceção, é alguém que, mais cedo ou mais tarde, vai errar – isso porque perfeitos, mesmo, só seremos quando estivermos no Céu. É importante você saber disso para não cobrar tanto a perfeição de si próprio e das pessoas, pois, assim, vai constantemente se frustrar e deixar de viver um relacionamento saudável e maduro espiritualmente.

2) NÃO CONFUNDA SEU SONHO COM A PESSOA ERRADA. Sonhamos em ter um romance feliz, cumprindo a vontade do Senhor. Mas não devemos confundir com outra pessoa aquela que, de fato, faz parte desse sonho. É importante destacar isso, para que se, por algum motivo, o romance não der certo, você não pense que tudo foi por água abaixo. Já falamos em outros artigos, mas vale a pena repetir aqui: se você foi obediente a Deus e, mesmo assim, seu namoro não deu certo (independentemente do motivo), na verdade, foi Deus quem permitiu o término, para você ser feliz. Ainda que esteja sofrendo agora e não consiga enxergar essa felicidade, mais tarde você conseguirá senti-la e entender por que esse relacionamento chegou ao fim.

3) NUNCA APRISIONE NINGUÉM. O verdadeiro amor se constrói e confirma aos poucos. À medida que esse sentimento vai amadurecendo, cada um vai conhecendo as virtudes e os defeitos tanto do outro quanto de si próprio. E, quando se ama de verdade e segundo os princípios de Deus, NENHUMA dificuldade é capaz fazer os dois se separarem. Se por algum motivo a pessoa começa a colocar barreiras ou criar desculpas para evitar estar com você, converse com ela e busque entender os motivos que a levam a agir assim, mas nunca, nunca tente aprisionar esse romance. Deixe a pessoa livre; não tenha medo de como será “viver sem ela”. Como falei, namoro é uma fase em que os dois se conhecem. Não pense que a pessoa de quem você gosta seja “a última Coca-Cola® do deserto”. Conforme falamos, todo cristão comete falhas, mas se durante o namoro essa pessoa comete erros graves, o que dizer então quando vocês estiverem casados? Você prefere ir levando essa situação acreditando que, com o casamento, a pessoa vai mudar? Obviamente, Deus pode fazer tudo novo, mas, para isso, a própria pessoa precisa querer mudar. Portanto, se ela quer continuar no erro e se separar de você, dê graças a Deus e se anime, pois Ele tem sempre o melhor para a sua vida!

4) NUNCA SEJA ALGUÉM QUE VOCÊ NÃO É. Assim como não podemos aprisionar ninguém em um romance, jamais podemos permitir que as pessoas nos aprisionem, nos forcem a sermos alguém que não queremos ser. Às vezes, uma pessoa não ama a outra, mas tem medo de falar a verdade para não a magoar – só que as coisas de Deus não funcionam assim, na base da mentira. Se isso está acontecendo com você, é melhor dizer a verdade e terminar o namoro do que continuar com essa farsa, que levará a consequências ainda piores.

Reparou que, em três desses quatro itens, o namoro está por um fio (mesmo você estando em obediência ao Senhor) e que, nesses casos, tudo indica que o melhor é não insistir nesse romance? Esse é o nosso posicionamento em relação a essas situações em geral, mas é importante ressaltar que não somos responsáveis por seu namoro ou pelo término dele. Você é quem responde por suas atitudes. Mas, com toda a alegria do nosso coração e com todo o amor, estamos à sua disposição para alertá-lo (com base no que Deus tem nos dirigido), pois nosso maior desejo é que você seja verdadeiramente feliz.

No dia 12 de junho, foi publicado no site do Eu Escolhi Esperar um artigo que escrevemos, chamado “Namoro Cristão – 4 erros que podem impedir a sua bênção”. Vale dar uma conferida nele, pois o texto aponta outros detalhes fundamentais para você fazer a vontade de Deus e ser feliz na vida sentimental. O link é este aqui: .

Por fim, como sempre fazemos, queremos dizer que não temos a pretensão de substituir o aconselhamento de sua liderança espiritual local; de modo algum! Mas, aliado a ele, também incentivamos você, leitor, a interagir conosco. Sinta-se à vontade para nos escrever, pelo e-mail relacionamentojovemcristao@gmail.com, e faremos o possível para responder-lhe o quanto antes. Conte-nos sua experiência para que, por meio dela, outras pessoas possam ser edificadas.

Até a próxima, se Deus quiser!

Em amor,

Marco Aurélio e Claudia Lins.

Marco Aurélio Vieira, casado com Claudia Lins, é formado em Administração. Convertido há 15 anos, é membro da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro (IECBR) e trabalha ativamente com liderança de célula, aconselhamento (sobretudo na área sentimental cristã) e como professor de escola bíblica.

Claudia Lins, casada com Marco Aurélio Vieira, é nascida e criada no Evangelho, e tecladista no ministério de louvor da igreja em que congregam. Formada em Letras, com pós-graduação em Latim e em Mercado do Livro, atua como revisora de textos e produtora editorial.

mm
Marco e Claudia Facebook Twitter Imprimir

Marco Aurélio Vieira, casado com Claudia Lins, é formado em Administração. Convertido há 15 anos, é membro da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro (IECBR) e trabalha ativamente com liderança de célula, aconselhamento (sobretudo na área sentimental cristã) e como professor de escola bíblica. Claudia Lins, casada com Marco Aurélio Vieira, é nascida e criada no Evangelho, e tecladista no ministério de louvor da igreja em que congregam. Formada em Letras, com pós-graduação em Latim e em Mercado do Livro, atua como revisora de textos e produtora editorial. Marco Aurelio e Claudia Lins escrevem quinzenalmente aos domingos.

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE