A VIDA É ALGO SEM PROPÓSITO?


O assunto deste artigo é com base no livro do Eclesiastes ou Pregador. O pregador Salomão, rei de Jerusalém, descendente de Rei Davi fala de coisas que viveu e concluiu que tudo na vida é passageiro. Ele sustenta que o verdadeiro sentido da vida consiste em colocar Deus no centro da existência, pois a vida sem ele é vã e destituída de sentido.

(veja Ec 1.2) Senhor, tudo na vida é sem propósito, se separado de ti; ajuda-me a encontrar o teu propósito na vida que me deste. (veja Ec 1.8) Pai, ensina-me a viver alegremente em um mundo que está assolado por tanta futilidade. A verdadeira satisfação é encontrada apenas em ti, amado Deus.

(veja Ec 2.3) Ore por aqueles que você conhece que tentam escapar da vida com o uso de álcool e outras substâncias. Peça que Deus revele a eles a paz verdadeira e duradoura que resulta de conhecê-lo. (veja Ec 2.9-11) Poder, prestígio, realização – nenhuma dessas coisas pode dar satisfação ou alegria duradouras. Peça que Deus proteja o seu coração e a sua mente das atrações enganosas. (veja Ec 2.12-16) Pai proteja-me de uma visão fatalista ou cínica das coisas. Sim, a minha vida aqui na terra terminará um dia, mas permite que o meu tempo, seja longo e breve, esteja repleto da esperança de passar a eternidade contigo no céu, onde nunca serei esquecido. (veja Ec 2.24-26) Pai, agradeço-te por esses misericordiosos dons – sabedoria, conhecimento e alegria. Ajuda-me a agradar-te e a buscar as tuas benções, em vez dos tolos tesouros do mundo.

(veja 3.1-8) Senhor, ajuda-me antes a alegrar-me do que a desesperar-me com as estações e os ciclos da vida. Dá-me uma apreciação maior das incessantes marés da vida. (veja 3.9-15) É difícil manter neste mundo uma perspectiva eterna e um temor saudável de Deus. Peça a ele que conserve o seu coração treinado nele e livre das influências corruptoras do pecado, quando você desfrutar as boas coisas da vida. (veja Ec 3.16-17) A injustiça permeia a nossa sociedade, Deus. Agradeço-te porque o teu juízo está sempre de acordo com a verdade e a santa integridade.

(veja 4.4) Senhor, que a minha motivação para ser bem sucedido origine-se de um desejo de agradar-te e de glorificar o teu nome. Trabalho, às vezes, comparando a mim mesma com as outras pessoas. Dá-me a graça de encontrar o meu valor próprio em ti, Senhor. (veja 4.9-12) Pai, agradeço-te por todos os que me apoiam, de tantas maneiras. Preciso dessas pessoas e aprecio a ajuda delas. Ajuda-me, também, a auxiliar e encorajar aqueles que colocaste em minha vida.

Durante muitos séculos, as pessoas fizeram as difíceis perguntas que Salomão apresenta neste livro: Qual é o propósito da vida? Ela tem algum significado? Quando Salomão examina o mundo, a partir de uma perspectiva estritamente humana, encontra apenas falta de propósito, e torna-se cínico e fatalista. Qual é o propósito e lutar por alguma coisa nesta vida? Todos morrem. Todos são esquecidos. Contudo, a sua jornada intelectual e emocional termina em esperança – a vida nunca pretendeu ser considerada meramente a partir de uma perspectiva humana! Sem Deus, a vida é sem propósito. Mas com Deus, aceitando todas as benções e propósitos que Ele nos dá, ela oferece significado e satisfação. Com Deus, a vida tem um propósito profundamente significativo. (veja Ec 12.13-14) “Esta é minha conclusão final: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos. Isso é o resumo do que o homem deve fazer. Pois Deus vai julgar o que foi feito, até aquelas coisas que ninguém conhece, sejam elas boas ou más.”

(veja Ec 12.1) Não te esquecerei, Senhor. Tu és meu Criador e Redentor. Ajuda-me a honrar-te hoje, em tudo o que eu fizer. (veja Ec 12.6) Peça que Deus ajude você a entender o que significa “lembrar-se” plenamente e conhecê-lo, enquanto ainda tem tempo. (veja Ec 12.13) Peça que Deus ajude você a fazer a conclusão final do Pregador a sua própria resolução pessoal – temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos.

O livro de Eclesiastes nos adverte contra as palavras descuidadas e impensadas na presença de Deus. (veja Ec 5.1-3) “Quando você entrar no templo de Deus, tenha cuidado. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que não sabem que estão agindo mal. Não seja tolo a ponto de pensar em fazer promessas apressadas a Deus. Ele está no céu, e você aqui embaixo, na terra, por isso, fale bem pouco. Quando uma pessoa trabalha muito, tem muitos sonhos; quem é tolo fala demais e diz muitas bobagens.” Ele nos considerará responsáveis pelas promessas que lhe fazemos. (veja Ec 5.4-7) “Por isso, quando você fizer algum voto a Deus, não se demore em cumprir o que prometeu, porque Deus não se agrada dos tolos. Cumpra sempre as promessas que faz a Deus. É muito melhor não prometer e fazer alguma coisa do que prometer e depois não cumprir. Quando isso acontece, a sua boca fez você pecar. Não tente se defender, dizendo ao mensageiro de Deus que foi um engano fazer aquela promessa. Isso deixaria Deus muito irado e ele poderia até destruir tudo o que você conseguiu ajuntar. Ficar apenas sonhando em vez de trabalhar é tolice, e quem fala demais acaba estragando sua vida. Em vez de viver assim, respeite e obedeça a Deus”

(veja Ec 5.4-6) Tome cuidado para não ser irreverente nem desrespeitoso na oração. Avalie cuidadosamente quaisquer compromissos que você tencione assumir perante Deus, e, quando assumir um compromisso, ore, pedindo a sua graça para cumpri-lo. (veja Ec 5.7) Senhor, torna-me diligente para somar trabalho árduo aos sonhos que colocas em meu coração e mente. Nunca permitas que os meus sonhos sobre o futuro tornem-se um substituto para a ação. (veja Ec 5.13-15) Deus, ajuda-me a depositar a minha confiança, não na minha conta bancária, nem na solidez dos meus investimentos, mas em ti e no teu cuidado amoroso por mim. Quero viver para ti e acumular uma verdadeira riqueza celestial.

(veja Ec 6.9) Deus, quero desfrutar do que tenho, em vez de desejar o que não tenho. Ensina-me a ser verdadeiramente satisfeito e constantemente grato por tudo o que me deste. (veja Ec 7.13) Deus, quero perceber a maneira que fazes as coisas. Quero tornar-me cada vez mais familiarizado com os teus caminhos, de modo que eu possa cooperar contigo a cada passo do caminho.

(veja Ec 8.2-6) Ore para que Deus dê aos líderes da sua nação a sabedoria para lidar com os problemas de toda ela, de um modo que seja justo para todos. (veja Ec 8.14) Senhor, torna-me suficientemente sábio para não esperar um caminho fácil e suave. Lembra-me de que tu abençoas os que sã o perseguidos por viverem por ti (veja Ec 8.17) Lembra-me frequentemente, Senhor, de que eu não sei tudo. Ajuda-me a ser humilde na minha busca pelo conhecimento e seu uso.

(veja Ec 9.3-4) Agradeça a Deus pelo fato de você não precisar ser como as pessoas que não tem esperança. Louve-o pela esperança da vida eterna após a morte. (veja Ec 9.10) O que quer que eu faça, Senhor, ajuda-me a fazê-lo bem. Por favor, dá-me entusiasmo e eficiência em minha vida e no meu trabalho. (veja Ec 9.12) Pai, é assustador pensar que a tragédia pode chegar a qualquer momento. Mas ajuda-me a descansar seguro de que nada bom ou mau acontece à parte da tua mão sábia ou soberana.

(veja Ec 10.4) Senhor Deus, muitos de nós já desejamos desistir, em uma ou outra ocasião, e não apenas de nossos empregos – algumas vezes, quis desistir da vida. Proteja-me, Senhor, não apenas dos enganos, mas também do esmorecimento sufocante. (veja Ec 10.12) Deus, dá-me uma fonte de palavras sábias – as Escrituras, principalmente. Que as minhas próprias palavras sejam consistentes com os princípios que revelastes na Bíblia.

(veja Ec 11.1-2) Ajuda-me a dar com generosidade, Senhor, sem esperar retribuição; desta maneira, ficarei agradavelmente surpreso, quando também receber a generosidade dos outros. (veja Ec 12.1) Ajuda-me a saber Pai, quando devo seguir adiante, em condições não perfeitas.

Frequentemente, diante das complexidades e frustrações da vida, é melhor ficar em silêncio diante de Deus, ouvindo em oração, em vez de multiplicar palavras. Quando investigava a aparente falta de propósito da vida, Salomão descobriu um tesouro de importância, quando a vida é vivida perto de Deus, o que deve incluir a comunicação com Ele.

Com carinho,

Rafaela

Este artigo é uma contribuição dos nossos leitores.


Autora: Rafaela Pereira Valentim, 24 anos. Nasci 30 de Janeiro de 1992 em Brasília – Distrito Federal. Sou formada em Engenharia Civil e faço Mestrado em Estruturas e Construção Civil na UNB. Sou filha única e cresci em um lar evangélico com histórico de pastores e obreiros.

Email: rafa_valentim@hotmail.com

Twitter: @_rafavalentim

Instagram: @rafaela.valentim

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE