Acredite: este pode ser o melhor ano da sua vida!

Acredite: este pode ser o melhor ano da sua vida!

Nessa época de virada do ano, a gente costuma criar muitas expectativas a respeito da nossa vida. Quem está solteiro, então, fica na esperança de conhecer aquela pessoa que pode “abalar” as estruturas. Só que, se isso não acontece logo, surge aquela interrogação: “Por que demorando tanto comigo?”.

Galera, eu já fui solteiro e acho que posso ajudar vocês a encontrar essa resposta em Deus. Pelo fato de as coisas “demorarem” muito, a gente automaticamente pensa: “O problema em mim; afinal, todo mundo se arranjando, menos eu…” Quantas vezes pensei isso nas viradas de ano!? “Ah…vou mudar de estratégias, vou mudar meu visual, minhas atitudes…” Mas será que você precisa, de fato, mudar quem você é só pra encontrar alguém? Não sou contra mudanças, que fique bem claro, mas elas precisam estar baseadas na sua essência, naquilo que Deus diz a seu respeito. Não é o fato de você estar solteiro ou comprometido que deve definir as suas mudanças; elas devem ser definidas por aquilo que o Senhor quer que você seja.

O ser humano é muito complexo; vivemos fazendo questionamentos complexos, dando opiniões complexas…são tantos achismos (ainda mais nas redes sociais, em que muitos parecem ser especialistas em determinados assuntos), mas, por mais complexos que sejamos, as nossas respostas são sanadas na simplicidade do Evangelho.

Neste artigo, quero compartilhar com você poucos conselhos que, apesar de simples, são fundamentais pra quem está se questionando a respeito da sua vida sentimental. As perguntas a seguir são algumas das mais feitas por solteiros que, há um bom tempo, continuam esperando em Deus.

 

 

  1. O que devo fazer pra começar um namoro certo? Quem é a melhor pessoa pra me ensinar? Ao contrário do que você possa pensar, seu maior especialista neste assunto não é nenhum “Don Juan gospel” no seu círculo de amizades. Tudo o que você tiver de aprender sobre amor aprenda com Jesus. Pode parecer banal, não é? Mas acredite: muitos líderes e grandes conhecedores da Palavra se esquecem desse princípio tão simples, que deve permear não só suas questões afetivas, mas todas as áreas da sua vida. Em Mateus 11.29, a Bíblia diz: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. Mesmo se você já tiver certa idade ou vivido experiências sem sucesso, não ache que está velho demais pra aprender. Às vezes, parece difícil esquecer ou mudar certas atitudes que já experimentamos no passado, mas, com um pouco de determinação, você verá que aprender com Jesus é bem fácil e maravilhoso. Por exemplo, sem querer julgar, muita gente se diz cristã sem ter a rotina de ler a Bíblia, orar, ir à igreja, obedecer a vontade do Espírito Santo etc. Cara, isso é óbvio! Só que nem todos praticam isso. Então fica a dica não só pra você se avaliar, mas também pra saber se está no rumo certo a respeito de alguém especial: passe a observar se essa pessoa de quem você está gostando também adota esses hábitos diários. Se ela se envolve mais com as coisas de fora do que com o Reino, se inventa mil desculpas pra não ir à igreja…atenção! Isso pode ser um grande indício de que essa pessoa não seja a vontade de Deus pra sua vida.

 

2) Já faz tanto tempo…e nada! O que faço com esse desânimo? Muitos cristãos solteiros ficam realmente desanimados quando estão há um tempo sozinhos. Alguns chegam a se desviar da fé, têm a autoestima baixa, deixam até mesmo de ir à igreja em que congregam. O problema não está em ficar desanimado. Quem nunca passou por isso? O problema está em permanecer nesse desânimo, se deixando ser dominado por ele. Por que isso acontece? Porque essas pessoas estão colocando sua fé mais em coisas (ou pessoas) que um dia esperam receber do que na intimidade que podem ter com Deus. Namorar…casar…tudo isso é maravilhoso! Mas nunca será completo se você não se sentir maravilhado com a presença de Deus mesmo estando solteiro. Se você não for feliz com Deus agora, muito provavelmente não será quando estiver namorando ou casando. Quando o desânimo chegar, saiba que ele é passageiro. Há algo melhor pra sua vida!

 

3) O que fazer pra domar a típica ansiedade/carência dos sábados à noite? Ocupe sua mente com as coisas boas e proveitosas, com sua família, seus amigos… Do que você gosta? (Não vale responder que é só de beijar na boca! Kkk) Já reparou que as horas passam e você nem percebe quando está envolvido em uma conversa legal ou assistindo a um filmaço? Você não se sentiu vazio nesses momentos, não é mesmo? Pois é, as coisas de Deus também precisam acontecer assim, com prazer. Mas quem disse que pra fazer as coisas do Reino você só pode estar no espaço da igreja? Não! Num dia em que não haja cultos, faça algo prazeroso e que também edifica a sua vida no Reino. Por exemplo: tem o sonho de tocar algum instrumento? Então use algumas dessas horas “de carência” pra aprender ou se aprimorar! Eu, por exemplo, amo ensinar. Então, nos meus tempos livres, devorava livros. Você precisa se encontrar no seu propósito em Deus fazendo coisas muitas legais, que não vão fazer você sentir carência ou ansiedade.

 

4) Sério mesmo? Não aguento mais isso… Você está me dizendo que eu devo persistir? Sim! Se você não persistir, automaticamente vai… desistir, por mais que não admita. Repare o seguinte: o tempo e a energia que você gastará desistindo do seu propósito são o mesmo tempo e a mesma energia que você gastará se, em Deus, persistir no seu propósito, com uma única diferença: as consequências que você terá ao persistir ou ao desistir. Pense em algo de bom que já aconteceu na sua vida. Não valeu a pena você se manter firme e dar continuidade a esse propósito? Com certeza! Então, independentemente da dificuldade que você esteja vivenciando, lembre-se de que é impossível Deus não lhe dar a melhor direção. É impossível!

Acredite: este pode ser o melhor ano da sua vida!

Que, em 2018, você consiga ser mais íntimo de Deus e consiga se esquecer dos relacionamentos que quase destruíram os seus sonhos. Quem sabe este não será o ano das respostas que você tem buscado a respeito do seu namoro? Ou quem sabe ainda neste ano você se casará (e muito bem)!? Não duvide! As coisas de Deus são assim: quanto menos você espera, elas acontecem. Com Jesus você pode sonhar! Nenhum problema pode ser maior que o sangue derramado naquela cruz! Tudo o que Deus falou vai se cumprir. Acredite, vai valer a pena! E estamos juntos nesse propósito pra festejar grandes bênçãos que glorificam o nome do nosso Deus! \o/ \o/ \o/

 

“Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Salmo 55.22).

Até a próxima quinzena!

Marco Aurélio

 

Curtiu? Leia meus outros artigos CLICANDO AQUI ou acompanhe nossos outros canais!

 

Contatos, críticas ou sugestões de temas, escreva para o e-mail: <relacionamentojovemcristao@gmail.com>, e farei o possível para responder-lhe o quanto antes.

 

Não esqueça de assinar a Newsletter do EEE!

Siga  no TWITTER, FACEBOOKe INSTAGRAM!

Ah, e assine o canal no YOUTUBE!

 

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Marco Aurelio

Marco Aurélio Vieira, casado com Claudia Lins, formado em Administração, estuda pós-graduação em Liderança e Coaching. Convertido há 16 anos, é membro da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro (IECBR) e trabalha ativamente com liderança de célula e aconselhamento (sobretudo na área sentimental cristã). Escreve quinzenalmente para o site sempre aos Domingos.