Amizades que edificam

 Existe um ditado popular que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”. Esta frase faz sentido porque, conscientemente ou não, recebemos influência direta ou indireta das pessoas que convivemos. O fato é que não existem amizades neutras,pois, de alguma forma, você influencia ou é influenciado por elas mesmo que não perceba.
Uma amizade pode tornar mais forte o que você tem de pior ou de melhor. E digo mais: uma amizade influencia, inclusive, até o quanto você avança em sua vida com Deus!
Você já parou para analisar que tipo de amizades você tem construído? Amizades que servem como pedra de tropeço em sua vida ou que te edificam? Amizades que te puxam para baixo ou que te impulsionam para cima?
Em Provérbios 13:20 diz: "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição".
Algumas características de amizades que são pedra de tropeço – instabilidade espiritual e emocional; maus conselhos; incredulidade e negativismo; desobediência às autoridades (Deus, pais, professores, líderes), falta de temor a Deus, linguagem impura e irreverente, falta de oração mútua, mania de “Maria vai com outras”; religiosidade e falsa santidade; fofoca e comentários tendenciosos; formação de “panelinhas”; parceria somente para momentos de “agito”; aproximação por motivos egoístas ou impuros; conversas com tom de indignação e rebeldia.
Já o amigo que serve como pedra de edificação é aquele que: confronta em amor; incentiva o seu crescimento; é instrumento para aperfeiçoamento do seu caráter; dá conselhos sábios; ama você mesmo conhecendo os seus defeitos; valoriza mais suas potencialidades do que suas debilidades; não te abandona nos momentos difíceis; intercede por você; é capaz de renunciar a sua própria vontade por amor a você; sempre está disponível para ouví-lo; demonstra o seu carinho por meio de palavras seguidas de atitudes; é completamente transparente a você; sabe guardar seus segredos.
“Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.(Provérbios 27:17)
 
É  melhor ter melhor poucos amigos, porém, verdadeiros, do que dezenas de amigos superficiais.
Deus nos criou como seres sociáveis, temos a necessidade de nos relacionar. Quando não suprimos esta necessidade, tendenciamo-nos a andar sozinhos, isso nos torna cada vez mais frágeis, levando-nos a lutar sozinhos, e não raras vezes esgotam nossas forças.
“Melhor é serem dois do que um… Pois se caírem, um levantará o seu companheiro…” (Eclesiastes 4:9-11)
Talvez você sinta falta de amigos que estejam com você não só na hora do culto ou do agito, mas também no dia a dia. Indico a você, que faça como eu fiz, ore para que Deus envie amigos verdadeiros. Interceda diligentemente por isso e Deus lhe enviará pessoas que o unirão ainda mais a Ele. Pessoas que afiarão o seu caráter, que farão você se sentir amado e valorizado…Pessoas que impulsionarão o seu crescimento…
"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão."
(Provérbios 18:24)
Se você tem amigos que lhe parecem como pedra de tropeço, não os abandone nem os exclua, mas seja uma boa influência, se disponha a ser pedra de edificação na vida deles! Se você tem amigos verdadeiros que o fazem crescer cada vez mais, valorize-os da melhor maneira que puder.
“As feridas do amigos são recebidas como bem intencionadas, mas os beijos do inimigo não são sinceros.” (Provérbios 27:6)
O tempo de estar solteiro serve também para desenvolver relacionamentos de qualidade. Quando os solteiros se unem, o tempo de espera torna-se mais agradável.
“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” (Provérbios 27:9)
Enfim, as amizades fundamentadas em Deus são verdadeiras pedras de edificação em sua vida, são muito mais do que um abraço ou um incentivo, são, acima de tudo, conexões espirituais que te acompanharão rumo aos propósitos de Deus para sua vida!

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com