AMOR OU DEPENDÊNCIA EMOCIONAL?

Nesses anos em que estamos cuidando da área sentimental de jovens, aconselhando e acompanhando a muitos, ouvimos constantemente da parte deles que estão amando alguém. Nossa pergunta sempre foi: será que isso é amor mesmo? Pois em vários momentos o cenário que se tem  é repleto de dúvidas, medo, insegurança, desconfiança, ciúmes, incredulidade e tensão. Casais de namorados terminam e voltam com uma frequencia assustadora. Alguns solteiros mal começam a “orar” com uma pessoa e já choram pelos cantos, vigiam todos os passos do outro nas redes sociais, enfim… se envolvem emocionalmente muito mais do que deveriam, atropelando, assim as etapas e obtendo resultados frustrantes.

Seria, toda essa bagunça almática, de fato, amor? Claro que não. Isso é uma baita de uma “dependência emocional”. São pessoas carentes se envolvendo profundamente com pessoas carentes e se distanciando, cada vez mais do amor verdadeiro que Deus designou para um homem e mulher. São pessoas vazias tentando preencher o tempo todo esse vazio com algo que só Deus poderá preencher. São cegos guiando outros cegos, a um abismo emocional sem fim, onde se distancia cada vez mais da felicidade plena em um relacionamento.

Chegará um dia em que uma pessoa poderá não ter o que você precisa.
Chegará um dia em que uma pessoa não irá te suprir em determinada necessidade.
Chegará um dia em que você verá que o amor, na verdade, nunca esteve presente. Tudo não passou de uma dependência emocional. As lágrimas não foram de amor, mas de desespero. O sofrimento não foi em busca de uma jornada de santidade, mas resultado de ódio e confronto direto com quem “achava” que se amava.

O verdadeiro amor jamais acaba. Ele tudo crê, tudo suporta, tudo espera. Na dependência emocional você só está interessado em ter seus desejos e suas vontades satisfeitos. No amor verdadeiro, seu desejo é buscar o interesse da outra pessoa. Só assim um casamento irá perdurar “até que a morte nos separe”.

Dependa emocionalmente de Deus. Pois se depender emocionalmente de uma pessoa, você nunca estará satisfeito e sempre irá ferir alguém.

Até a próxima semana!

Não se esqueça de fazer-nos uma visita nesta quarta feira. Temos um culto semanal aqui na Igreja Batista da Lagoinha em BH às 20h no salão CAPELA, onde falamos especificamente sobre relacionamento.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

leandro