As estações da vida

A natureza tem sempre muito a nos ensinar, e uma grande lição nos é dada pelas estações do ano. Cada estação dura aproximadamente três meses e possui características específicas como o calor e o frio. Outro ponto interessante é que elas seguem ciclos anuais, pois a terra está constantemente em um movimento de Translação.

Em nossas vidas, passamos por fases que chamo de estações da vida, as quais acontecem de forma muito semelhante as que você aprendeu nos livros de geografia. Tentarei de forma resumida, abordar como este fato acontece na sua e na minha vida.

A primeira estação é o verão, a qual é caracterizada pelo calor. O verão é o tempo do lazer, das férias tão esperadas, nele podemos ir à praia, viajar, nos divertir. Nesta fase, devemos aproveitar o máximo do tempo livre pra GASTAR as energias. Muitas vezes nos verões da vida, nos preocupamos com muitos afazeres de nossos trabalhos e deixamos de usufruir um momento de diversão. Todo ser humano necessita de um momento de férias, melhor de vários momentos, ele nos ajudam a descansar, a planejar, a viver melhor nas próximas estações.

A segunda estação é o outono, o qual é caracterizado pela preparação. Nesta fase, o melhor exemplo é dado pela natureza, através das árvores, pois elas “abrem mão de suas folhas”, já que, estas consomem muita energia metabólica, e o que você constata é uma árvore ficando desfolhada. Isso porque ela percebe que virá o inverno. Na bíblia, personagens como Davi e Moisés, antes de passarem para o inverno de suas vidas, se preparam. Daniel jejuou e orou mais, ao saber da possibilidade de ser lançado na cova dos leões e Moisés, passou por 40 anos na casa de faraó e 40 anos no deserto, antes de guiar o seu povo. Eles tiveram a necessidade de se preparar. Muitas vezes, percebemos que em nossas vidas surgirá uma adversidade, um momento de inverno, como uma prova de concurso, um momento difícil, e negligenciamos isto. Quando nos depararmos com esta fase no inverno o que acontecerá? Perderemos pelo simples fato de não termos nos preparado, mas venceremos se tivermos nos preparado no outono. Perder, aqui significa não estar preparado para a batalha.

Efésios 6 somos convocados a utilizarmos armaduras que nos deixaram protegidos para vencermos as adversidades. Você não consegue vencer a satanas e o pecado se não estiver revestido pelas armaduras do Senhor. Não é porque você é inteligente, forte ou por seus atributos que poderá vencer o inverno, mas sua força vem na "seiva" que somente vem de Deus por meio de sua palavra. Assim como a árvore precisa se nutrir, você precisa do Senhor para viver.

Se a natureza nos ensina isso porque nós negligenciamos tais fatos? Porque “gostamos” tanto de enfrentar situações difíceis sem preparo, e deixamos de usufruir de momentos bons quando eles acontecem, focando nossa atenção em fatos e coisas supérfluas?

Após a preparação do outono, adentramos no Inverno, que é caracterizado pelo frio. É nesta fase que podemos crescer, pois assim como a árvore penetra suas raízes no solo atrás de nutrientes, para crescer, nós precisamos buscar nas bases fundamentadas de nossas vidas para evoluir. Precisamos saber onde buscar, pois no inverno as fontes nutritivas são poucas. Você deve se lembrar da história do gafanhoto e da formiga, onde o gafanhoto padece no inverno, pois brincou e não se preparou para a estação. Em contrapartida as formigas estavam bem, já que tinham armazenado energia (alimento, elas sabiam onde buscar). Devmos buscar e beber de Deus quando tudo parece chegar ao fim, quando a dor parece nao cessar, pois ele está no controle e somos dele.

Um traço, da árvore no inverno, é que o seu exterior, sua casca, apresenta-se desfigurada pelo frio, e sem folhas, pois perdeu todas no outono, mas o fato interessante é que no seu interior ainda há vida apesar do frio rigoroso do inverno. Você sabia que uma forma de descobrir se existe vida num órgão é sabendo se ele dói? Faça o teste em você mesmo beliscando a sua pele. Uma pessoa com hanseníase não sente a dor do beliscão, quando é beliscada no tecido (pele) doente, pois esse tecido está morto. A vida esta diretamente ligada à dor.

Você pode se divertir no verão, se preparar no outono, mas só crescerá no inverno. Em nossas vidas, só evoluímos no inverno, pois é nele que nos encontramos mais íntimos conosco. Você pode está passando por um momento muito difícil de sua vida hoje, uma fase de inverno, mas você deve lembrar que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!” (Salmo 30.5)

Logo após esta fase, chegamos à primavera, que tem como característica as flores e os frutos. É o momento de você colher os frutos do inverno, conhecer a vitória sobre as adversidades da vida. Nesta fase, você olha pra trás e lembra-se de tudo que você já passou nas estações anteriores e se alegra pelos frutos. Quando a primavera chegar em sua vida,aproveite o máximo possível da vitória, saia e se divirta, seja um testemunho da vitória sobre o inverno, pois assim você pode ajudar outras pessoas que estejam em outras estações da vida.

Você jamais deve esquecer que depois da primavera, teremos um novo verão, pois estamos vivos e sempre passaremos por estações da vida. Então aprenda sempre a cada novo ano, confie no Senhor, descanse nele, viva cada fase de sua vida e se prepare para a próxima.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Gustavo Pestana

Sou natural de Ilhéus-Ba, formado em psicologia e graduando em teologia. Membro da igreja batista da Urbis na minha cidade. Amo escrever e compartilhar o amor d Deus. No momento estou trabalhando com missões urbanas. Também trabalho em dois projetos sociais: Um que com crianças com câncer e um com crianças carentes.