Coisas que todo solteiro deveria saber


Eu adoro conversar sobre relacionamentos. Essa parece ser minha pauta preferida para um bom e velho debate. De tempos em tempos, aquela famosa pergunta aparece: “qual é a parte mais difícil de estar solteiro?” Eu sei que há muitas respostas clichês para essa pergunta: “ver meus amigos casando”, “não ter ninguém para sair comigo nos finais de semana”, “passar o dia dos namorados sozinho” e a lista fica cada vez maior. Mas o que me chama a atenção não são as respostas – é a pergunta. O que é difícil? Difícil, segundo o dicionário, é aquilo que demanda um trabalho excessivo para que se consiga realizar; que é muito árduo ou complicado; custoso ou laborioso. Oi?

Não quero desmerecer todos esses motivos, sequer torná-los de alguma forma desimportantes – quero apenas que você reposicione sua mente e dê a ela a chance de uma visão diferente. Vamos lá. Difícil? Eu não acho que a vida é fácil quando estamos solteiros. Mas também não acho que a vida não deixa de ser difícil só porque estamos com alguém. Em suma, a vida, por si só, é um desafio e ela não vai ficar mais fácil só porque você tem alguém para sair para jantar, dizer que você é linda e mandar flores no dia do seu aniversário. “Ter alguém” não é um produto Tabajara. NÃÃÃÃO! Seus problemas não acabam. Se você ainda não sabe, não quero desmotivá-lo, mas a vida jamais será fácil, tendo alguém ou não – até que você entenda isso, seus relacionamentos continuarão indo a lugar algum. Se a solidão – ponto em comum em todas as respostas – for a causa da “dificuldade”, eu tenho boas notícias para você: estar solteiro não significa ser solitário. E eu acredito nisso do fundo do meu coração.

Se alguém acredita piamente que seus problemas chegarão ao fim no exato momento em que conhecerem “o amor de suas vidas”, essa pessoa está vivendo uma mentira devastadora. Baseando suas crenças nessa mentira, ainda que conheçam alguém extraordinariamente especial, continuarão a se sentir insatisfeitas. Solidão não se cura com companhia, sequer deixa de existir com um anel em seu dedo, um pedido oficial e uma mudança de status no facebook. Há muita gente acompanhada se sentindo sozinha o tempo todo. Está entendendo onde quero chegar? Estar sozinho é necessário e muito bom. Há coisas na sua vida que precisam ser construídas nessa fase. Construa-se! Você não precisa ficar assistindo O Diário de uma Paixão enquanto come 32 barras de chocolate e lamenta sua solteirice cantando “All by myself“. Há muito mais para se viver nessa vida. Se você fizer valer a pena, hora ou outra vai entender que “não precisa” estar sempre acompanhada. É uma questão de escolha, não de necessidade: quem você vai convidar para correr essa jornada junto com você deve valer a pena assim como a jornada. E você? Você vale a pena?

Se a vida fosse um jogo, seria Super Mario. Você precisa resgatar a Princesa Peach. Para isso, precisa enfrentar o Bowser, pegar o machado e derrubar a ponte. Mas não pode fazer nada disso antes de passar pelas quatro fases dos oito mundos. Em todo o tempo, você precisa enfrentar uma porção de desafios, e não significa que, ao mudar de fase, o jogo fica mais fácil. Todas as fases tem suas dificuldades – umas menos, outras mais – mas você jamais sairá de uma fase até que aprenda a passar por ela. Quando finalmente você chegar na tão esperada casinha com o mastro, você prova que está pronto para desafios maiores, o que pode significar as tão temidas barras de fogo e os Podoboos. Se houvesse uma maneira de pular todas as fases, jamais haveria uma chance de derrubar o Bowser e salvar Peach, porque quem não passa a primeira fase não vai saber lidar com a última. Todas as fases são importante e todas, absolutamente todas, tem desafios de acordo com aquilo que você já provou que pode vencer, entre não deixar o tempo acabar e não perder vidas ao cair no precipício. Sim, hermenêutica geek, colegas!

A vida não é fácil. Jesus disse que teríamos que enfrentar um bocado de aflições nesse mundo e nenhum terráqueo jamais escapou dessa verdade, meu caro. Mas a gente tem um livro que é diferente de todos os outros que encontramos nas prateleiras das bibliotecas e livrarias desse planeta Terra: a Bíblia. Já experimentou tirá-lo da cabeceira da cama e ler em uma ordem lógica? Que tal todo dia? Quando você lê e passa a viver o que ela diz não há porque ter medo do futuro: tudo se alinha. E, ainda que a vida não seja fácil, Jesus não terminou a frase ali. Ele continua: “mas Eu venci o mundo…” Nada é sem propósito com Ele. Toda fase – mais ou menos difícil – tem um propósito. Nele o encontramos.

Estar solteiro não é ruim de maneira nenhuma. Estar solteiro é uma fase importantíssima da vida e, se você negligenciar essa fase, certamente sentirá sua falta cedo ou tarde. Encare sua vida todo dia que você botar o pé no chão depois de levantar da cama como uma oportunidade de viver algo extraordinário. Pare de perseguir “o dia em que você vai casar” e passe a perseguir a vontade Dele até que ela seja tudo o que você mais deseja. Não espere por alguém para começar a viver uma vida de propósitos. Use as fases difíceis para desenvolver resiliência. Sorria sempre. Leia a Bíblia. Acredite. Não espere encontrar alguém para dar sentido a sua vida – ninguém pode conviver com tamanha responsabilidade. Você foi feito para Deus e por Deus e até que você entenda isso sua vida não fará sentido – nem ao menos quando você conhecer aquele cara dos seus sonhos e da sua lista. Entenda que o ápice da sua vida é cumprir o vontade de Deus aqui na terra e só nesse lugar você se sentirá completo. Quando isso acontecer, meio sem perceber, distraído fazendo o sorriso de Deus ser o alvo da sua vida, talvez você encontre alguém muito além das suas expectativas. Alguém digno de dividir a jornada com você rumo a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. E, por miríades de razões, nesse dia você vai dizer: valeu a pena esperar!

Sâmela Ribeiro
Sâmela Ribeiro Facebook Twitter Imprimir

Uma quase engenheira civil que ama café, viagens, gatos, violão, Netflix, gente e Jesus - não necessariamente nessa ordem.

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE