Como tudo termina


Quando o dia começa? Quando começa a chuva? Quando começa a noite? Quando tudo começa? Será que tudo teve um começo? Caso sim, onde está esse começo? O dia começa a meia-noite ou quando o sol raia? A chuva começa quando as gotas caem ou quando ela é formada nos céus?


Imaginemos que a chuva comece quando as gotas caem sobre você, e, desta forma, você fica molhado ou seco, caso tenha se escondido para não molhar o cabelo, fato que as mulheres conhecem bem melhor. Partindo desta premissa, você deverá concluir que ela termina quando as gotas param de lhe molhar e seu cabelo já está salvo. Posso afirmar que não. Pense comigo, essa chuva segue uma trajetória no mundo e continua a chover em outro lugar, correto? Então podemos afirmar que ela terminou para nós, entretanto ela ainda é chuva e chove. Sendo assim, seria o dia e a noite desta mesma forma, pois quando em nosso pais é dia em outro é(pode ser) noite.




Quando começa a vida e quando ela termina? A vida começa no encontro dos gametas masculino e feminino ou quando a criança rompe com um grito, ao sair da barriga da mãe? A vida termina quando o nosso coração pára de pulsar ou quando ainda pulsando não temos razão para viver? (Fato que ocorre num estado depressivo)


Perguntas difíceis! Mas vamos refletir ou pouco sobre elas agora.




Você está vivo agora? Pense com calma! Você consegue ver tudo ao seu redor? Você esteve vivo ontem? Pense com mais calma! Agora, você estará vivo amanhã? Pense quanto tempo for necessário! ……………………………




Hoje o sol está lá fora lhe esperando ou talvez a chuva, talvez um grande amor ou um canalha, ou uma mulher desprezível. Hoje você pode ter certeza e sentir o ar que adentra aos seus pulmões, caso pare e respire com calma agora. Também poderá sentir o seu coração batendo forte ao ler essas palavras: Hoje é o dia eterno dentro da finitude de seus dias.


Nós, seres humanos, negamos a morte por quê? Será que isto acontece pelo fato dela nos assustar e não entendermos o seu sentido? Isso é se ela tiver algum sentido. Assim como procuramos um sentido pra vida, poderíamos procurar um sentido pra morte. E se morremos, será que essa morte nos matará? E se mata o que ela destrói?


Se a chuva termina aos olhos dos expectadores, a vida só termina aos olhos dos vivos. Então ela continua? SIM. Continua na plenitude do Eterno, continua como o dia que não tem fim.


O Rev. Martin Luther King, o qual foi um militante dos direitos humanitários, afirmou certa vez que “não importa o quanto se vive, mas como se vive.” Ele em seus belos discursos, buscava dar sentido pleno a sua linda frase, pois a cada dia afixava um novo sentido a sua forma de viver e conviver com as pessoas.


Cada um de nós tem um vazio do tamanho perfeito de Deus, e, somente no dia que este vazio for plenamente preenchido, perderemos esse medo da morte, pois encontraremos um sentido pra vida. A morte é apenas uma fase que todos nós temos a necessidade de passar, e sendo assim precisamos fazer em vida tudo o que nela, na morte, não podemos fazer.


O que não podemos fazer na morte?


Sonhar, planejar, amar, abraçar, chorar, sorrir, gritar, pular e tantas outras coisas. Façamos isso hoje!


Desejo que você dê muita atenção às pessoas as quais você ama, e aquelas as quais você não ama, que você busque suportá-las, quem sabe um dia você possa amá-las.


No final o único sentimento que nos resta é o perfeito e belo amor.


Não consigo e nem admito a possibilidade de acreditar que não exista uma vida além dessa limitada vida de possibilidades. Eu creio que Jesus Morreu e ressuscitou para que tenhamos vida eterna, pois ele foi o único Líder da história que teve poder pra ressuscitar da morte e nós dá vida eterna.


Gustavo Pestana
Gustavo Pestana Facebook Twitter Imprimir

Sou natural de Ilhéus-Ba, formado em psicologia e graduando em teologia. Membro da igreja batista da Urbis na minha cidade. Amo escrever e compartilhar o amor d Deus. No momento estou trabalhando com missões urbanas. Também trabalho em dois projetos sociais: Um que com crianças com câncer e um com crianças carentes.

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE