Crises de solteirice

As pessoas solteiras, por causa da ansiedade, tem a tendência de viver certas crises, contudo, estas servem para que sejamos refinados por Deus. Ele permite que nossas impurezas aflorem no momento da crise e se nos dispusermos, seremos tratados. Três áreas são trabalhadas por Deus em nossas vidas quando estamos em crise de solteirice: nossa autoestima, solidão e cura emocional.
Autoestima: o tempo de estar solteiro serve para que você desenvolva a sua autoestima, e aprenda a se valorizar. Quando você desiste de lutar pelos seus sonhos, perde suas perspectivas e como consequência disso, deixa de cuidar da sua autoestima e de investir nas outras áreas da sua vida. Seus problemas vão se tornando uma “bola de neve”, roubando-lhe a esperança de um futuro feliz. As pessoas vivem depressivas porque desistiram de lutar e entregaram-se ao acaso.
Geralmente, nestas horas, é que mais precisamos olhar para dentro; e é aí que acabamos fugindo de nós mesmos, deixamos de criticar nossos sentimentos negativos e nos acostumamos a eles.  Você tem se “abandonado” nos momentos difíceis?
Estar emocionalmente bem quando o vento sopra a favor, qualquer um consegue. Mas é justamente no meio de uma tempestade, quando a maioria joga tudo pra cima e bate em retirada, que você tem a chance de mostrar o seu valor. (Flavio Augusto, Geração de valor)
A decisão de dar a volta por cima é uma tarefa sua, ninguém poderá fazer isso por você. Comece resgatando, dentro de você, aquilo que lhe traz esperança (Lamentações 3: 21).

Solidão: permite que cada pessoa se conheça melhor, repense em sua vida além promover a criatividade. Até mesmo as pessoas casadas podem sentir solidão, pois sentir-se só não é um “privilégio” dos solteiros. Só aquele que desfruta da intimidade com o Espírito Santo pode se sentir alegre e totalmente preenchido. Deus não faz acepção de pessoas para derramar Sua graça e Seu amor. Ele dá alegria aos casados e, também, aos solteiros.
Além do mais, Deus sabe até onde você pode suportar estar só e Ele irá agir, em seu favor, quando perceber que a sua situação chegou ao limite. Podemos tomar, como exemplo, a origem do relacionamento entre um homem e uma mulher: Adão e Eva.
Quando Adão chegou ao limite de sua solidão, Deus interveio ao seu favor. O que vemos com isso? Que não foi Adão quem resolveu seu problema de solidão, e sim o próprio Deus (CASTRO, 2011).
O fato de estar sozinho serve para reconstruir sua autoestima, além de ser um tempo preparatório e protetor.
Você não tem como amar alguém, sem amar a si mesmo primeiro. A ordem bíblica é: ama o próximo como ama a ti mesmo (Mateus 19:19). Você se ama?  Se não, como amará o próximo?

Cura emocional: existem pessoas solteiras que não conseguem sonhar com um casamento feliz porque estão traumatizadas e feridas por causa de relacionamentos frustrados, contudo Deus quer restaurar a sua vida para que você viva em família! O trauma paralisa, mas Jesus liberta! Enquanto existirem dores, no seu coração, você não estará preparado para conhecer a pessoa que vai estar ao seu lado pelo resto da vida.
O tempo de solteiro é um tempo também de cura e restauração da sua alma. Você não pode entrar num relacionamento, segundo os padrões de Deus, se no seu coração houverem marcas vivas do passado. Não perca mais tempo. Você precisa reestruturar a sua alma, as suas expectativas e as suas perspectivas de vida (TERRA NOVA, 2010).
Deus está lhe ensinando a sonhar com o amor novamente. Ele quer que você forme uma linda família e seja realizado(a) em seus sonhos!
Os verdadeiros sonhadores superam, até mesmo, os fracassos, são indesistíveis, não importando o quão contrárias sejam as circunstâncias.
Cury (2004) afirma que, para se tornar autor da própria história e viver os seus próprios sonhos, é preciso ter ousadia para vencer seus conflitos internos.

Quando sua alma estiver curada, não encontrará barreiras nem criará argumentos contrários a sua própria felicidade, mas estará livre para viver um grande amor segundo o coração de Deus.







































































































































RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com