Ele(a) não gosta de mim, e agora?

E o dia amanheceu lindo, você consegue ver beleza até onde não tem, nada é terrível demais, porque existe um motivo que anima todas as atitudes e reações. Quando se avista alguém especial…, frio na barriga, coração acelerado, tremores e a sensação de “borboletas no estômago” começam a aflorar, sim, você está apaixonado.

O coração sempre é relacionado com o amor, mas pra falar a verdade é o Mr. Cérebro que comanda a parada, temos uma coisinha chamada glândula hipófise “Ela lança na corrente sanguínea os hormônios da adrenalina e da noradrenalina. Estes hormônios são responsáveis pelas manifestações físicas do amor: aceleração dos batimentos cardíacos, rubor ou palidez da pele, aumento da fenda palpebral (arregalar dos olhos) e ansiedade” , UAU, quanta coisa muda em nós quando estamos “amando”, e a pior coisa, NÃO DÁ PRA DISFARÇAR.

Isso não é ruim, alguns estudos até afirmam que amar é um vicio, a visão, o olfato e o tato ficam mais aguçados. As áreas cerebrais que recebem e processam estas informações captadas pelos órgãos sensoriais ganham muito em qualidade funcional,  além de aumentar o bem-estar e o bom humor, a paixão diminui os efeitos do estresse ambiental e melhora o sistema imunológico, o que aumenta a qualidade de vida e a forma de encarar os problemas.

A questão é que, toda essa explosão de coisas boas tem seu lado ruim também, é muito bom quando estamos apaixonados e somos correspondidos, e cientificamente, você sabia que “amor ativa áreas do cérebro que são ligadas à recompensa, à vontade de ganhar algo” (Isso é uma visão cientifica, repetindo), por isso que inconscientemente dói tanto quando a pessoa amada não nos ama, você já parou pra notar que quando você está mal nos relacionamentos TUDO desanda, “parece” (e é mesmo) que as emoções são o carro chefe de tudo que dirigimos durante o dia, pois tudo é atingido de forma direta e indireta, é por isso que o inimigo – que não é nada criativo, pois usa essa estratégia a séculos – usa a instabilidade emocional para nos parar, todas as nossas atenções vão para “Missão: Consquistar o Fulano(a)”, e investimos tudo pra conseguirmos isso, gastamos o que não temos, preterimos compromissos importantes para poder saciar uma condição que possa nos ajudar a nos aproximarmos da pessoa, outros entram na academia, fazem plásticas, começam a SUPER valorizar o corpo para que possa atrair olhares etc, a questão é que tudo que nos esforçarmos, sendo o que não somos e parecendo ter o que não temos, para ter, precisaremos nos esforçar na mesma proporção para manter e nenhum relacionamento de homem e mulher se sustenta em pessoas, somente com JESUS, pois uma das coisas mais extraordinárias que Deus fez foi colocar homem e mulher tão bizarramente diferentes juntos debaixo do mesmo teto, só poderemos amar de verdade quando conhecemos o AMOR, daí sim, somos capazes de lidar com as diferenças conjugais, renuncias matrimoniais e trazer um pedaço do céu pra dentro da sua casa. Não se guie por emoções assim, avassaladoras, essas reações quando estamos apaixonadas “… está muito relacionada à dopamina, também acontece quando o indivíduo usa substâncias psicoativas. Há ainda o rebaixamento do controle das emoções, do senso crítico e do autocontrole, pois ocorre a redução da serotonina” não conseguimos agir consistentes com uma dos boa de razão, mas apenas para suprir aquela “falsa necessidade”. Emoções enganam.

Recebi um email recentemente assim, resumindo – ela me deu autorização -.. “Ele me liga todos os dias, me manda mensagem todos os dias, faz questão de estar por perto, diz que eu sou bonita, uma garota especial, meus pais o amam e os pais deles também gostam muito de mim, ele sempre me chama pra sair, mesmo que não façamos isso a sós, (…) Eu me apaixonei até pelos defeitos dele, estava disposta a ir á faixa de gaza por ele, tudo, mas não tinha certeza se queria me declarar, dar pistas ou esperar ele me falar algo, na verdade, estando ao lado dele eu estava disposta a esperar por toda a vida, (…) quando foi ontem ele disse: – ‘Nossa, aquela sua amiga é linda, me apresenta? Assim, continuaríamos AMIGOS e nossas futuras famílias também, afinal somos MELHORES AMIGOS’”, meu mundo caiu, como a de ssim MELHORES AMIGOS? Quer dizer que essa sempre foi a expectativa? Estou arrasada, não sei o que fazer pois já estava dependente de falar com ele todos os dias, compartilhar minha vida, rir, fazia planos pra nós, ia ser uma historia linda, (…)” … Que situação, talvez alguns de nós já tenhamos passado por isso. É frustrante quando depositamos TUDO em uma pessoa e sabemos que aquela pessoa não nos olha da mesma forma, o pior é que frustração detona uma serie de sentimentos nocivos. As frustrações que advém a nossa vida despertam volições quais a raiva é uma espécie de gatilho que detona distúrbios emocionais que afligem a alma. Começamos a optar por um sentimento de autocomiseração e auto estima baixa.

O foco disso tudo é, e onde está DEUS nisso tudo? Você chama DEUS de SENHOR, DONO, e não pode aceitar que Ele mude seus planos? Quando pudermos entender que o plano de Deus supera o nosso, vamos enfrentar essas crises com mais estabilidade. Completos em Deus não existe ninguém que nos faça desistir do que Ele quer pra nós, estamos na ROCHA. Podemos sofrer, SIM, mas com a certeza de que “..a Seu tempo se levantará” para virar o jogo, se for da vontade dEle. A vontade dEle é supridora.

Ao invés de ficar remoendo um sentimento não correspondido, lute com Deus (ao lado de DEUS) para receber CURA, um sentimento mal resolvido gera um “câncer emocional” que prolifera rapidamente para os outros aspectos da nossa vida e inevitavelmente vamos levar isso para relacionamentos posteriores, estragando o plano lindo que JESUS tem pra você. Invista na obra, estude, trabalhe pra Deus, tire o foco dessa pessoa, talvez ela já esteja até bem e você ai, o único afetado. Dê uma chance pra você, deixa Deus te surpreender, seu horizonte é muito limitado, o limite de Deus não existe. O diabo que não entende nada do amor pode te dar coisas “boas” por um momento, imagine DEUS que é o próprio amor. CONFIA.. Experimenta!

Um ponto importante é que muitas vezes sofremos sozinhas pelo que na verdade só existe em nosso pensamento, mulheres costumam se auto defraudar de uma forma mais constante do que você pode imaginar, o rapaz abre um sorriso, ela jamais entende como um mera sorriso, já é um “Ele sorriu pra mim, que lindo, eu vi algo especial naquilo.. Ouuun”, mulheres são sonhadoras, escutam MUITO, gostam de escutar e acreditam no que escutam. Eu já atendi muitas moças que dizem “Ah Marjorie, mas esse perigo eu não corro mais, sou vacinada” por já terem sido iscas de “conversinhas”, mas, na verdade, ainda trazem marcas de algo que as magoou.
Jesus fez o relacionamento a dois para ser usufruído em totalidade, sem deixar marcas, mas para curar marcas.
Quando um sentimento por alguém, que você acha estar gostando começa a te fazer mais mal do que bem, traz mais angustia do que alegria, comece a colocar com mais intensidade isso diante de Deus. Por muitaaaaaaas vezes começamos um relacionamento, que sabemos não ter futuro lá no fundo, pela necessidade de ter alguém, JESUS sabe o que você precisa e o inimigo é mexeriqueiro e também tá de olho, se você precisa de alguém, prontamente ele vai arrumar um pra você, e “demônio” não vem de rabo e chifre não, ein, vem bonito, cheiroso, carinhoso e falando exatamente o que você quer escutar (para as mulheres)/ o que você quer ver (para os homens).

Vamos continuar essa conversa, mas vou ficando por aqui, o importante é você saber, ISSO NÃO É O FIM DO MUNDO, você tem a essência do céu, renuncie essa tristeza, angustia, falta de expectativa e substitua por ESPERANÇA que vem do alto, você é mais forte do que imagina porque sua força VEM DO SENHOR, sacode a poeira, sorria, Jesus já escreveu sua historia, não abra mão, no sonho de DEUS você estava linda, menina, você estava um charme, menino, tem coisa melhor do que viver a plenitude da vontade de DEUS?
Você ainda vai testemunhar disso!

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Marjorie Leite

Entre Príncipes e Princesas| Missões - Ribeirinhos do Amazonas