Esperando e investindo na vida profissional

 

          O tempo de espera é um tempo de investimento e uma das áreas a que precisamos nos resolver é na vida profissional. Muitas pessoas querem viver o amor, mas não se preocupam com seu êxito na vida profissional.

A busca prematura pela realização amorosa, algumas vezes, retira o foco dos estudos e do trabalho, roubando este tempo tão importante para investimento nestas áreas. Não se engane, pois um casamento não subsiste apenas de sentimentos. As questões financeiras interferem muito na vida de um casal. Um dos maiores desafios enfrentados, nos casamentos, são as crises financeiras.

Em Provérbios, capítulo 24, versículo 27 (Nova Versão Internacional) está escrito: não construa a sua casa, nem forme seu lar até que suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida. Por isso, considero sábio investir em qualificação profissional, buscando a prosperidade financeira e, dessa forma, evitar possíveis problemas, no seu futuro casamento, por questões econômicas.

Há alguns anos atrás, o pré-requisito para conseguir um bom cargo empregatício era possuir o ensino médio completo. Entretanto, o mercado de trabalho está, cada vez mais, concorrido em todos os setores e, para alcançar um bom cargo, é necessário buscar a qualificação através dos cursos superiores, técnicos ou tecnólogos1.

O ensino superior tem sido o próximo passo a ser seguido por muitas pessoas após o ensino médio. Atualmente, no Brasil, as oportunidades de acesso ao ensino superior se expandem cada vez mais, possibilitando que as pessoas realizem o sonho da formação acadêmica. Muitos jovens têm escolhido entrar em uma universidade, sonhando com o diploma e buscando uma carreira profissional satisfatória. Contudo, nem mesmo um diploma garante uma boa colocação no mercado profissional, o que sugere que a qualificação será um processo contínuo, mesmo após a formação acadêmica.

Nos últimos tempos, o Senhor tem ministrado, claramente, que o Seu desejo é ver os Seus filhos inseridos em todos os setores da sociedade como profissionais de princípios. Talvez, seu sonho, nesta área, seja ocupar cargos altos como ser um médico, um juiz, um professor universitário, um empresário, etc. Quanto maior for o sonho, maior será o preço. Qual a sua disposição em pagar o preço para realizar sonhos em sua vida profissional e financeira? Inspire-se no jovem bíblico, José, que, depois de superar muitos desafios, tornou-se governador do Egito2.

Por meio da sua profissão, você, também, estará servindo ao Reino de Deus.

Nem todas as pessoas, que desejam servir a Deus, serão, necessariamente, pastores. Até porque, se todos o forem, quem serão os nossos médicos, juízes e mestres? Quem fará os serviços gerais?

Deus precisa dos advogados, vendedores, trabalhadores da construção civil, professores, engenheiros, enfim, todos os profissionais possíveis, para implantar o Seu Reino nesta sociedade tão corrompida.

Contudo, a ansiedade na vida sentimental de alguns jovens solteiros tem influenciado no seu crescimento profissional.


Mesmo que o caminho para a construção da sua carreira profissional seja árduo, olhe para o alvo e continue a caminhada sem se desviar do foco.

Talvez nem todas as pessoas deverão seguir uma carreira acadêmica na universidade. Devemos considerar que existem outras opções de trabalho que não exijam, necessariamente, uma faculdade, desde que isso não seja um argumento para não buscar a qualificação. Mesmo não tendo o propósito de entrar no ensino superior, é necessário continuar estudando para a área de trabalho escolhida.

Existe, também, a oportunidade dos concursos públicos, que oferecem cargos de boa remuneração, além da estabilidade financeira, entre muitos outros benefícios. Para conquistar esta bênção, é preciso muita dedicação. Não é impossível, mas exige esforço! Se você estabelecer metas e trabalhar para alcançá-las, nada poderá deter a sua conquista.

Acima de tudo, é preciso ser perseverante. As pessoas que fizeram história no mundo – como Abraham Lincoln, Thomas Edison, Martin Luther King – viveram muitas derrotas até alcançarem seus sonhos. Muitas pessoas se opuseram, zombaram deles. O próprio Augusto Cury3 recebeu muitos “nãos” de universidades que não aceitavam suas teorias psicológicas. Mas essas pessoas não desistiram, continuaram firmes no foco e fizeram história.

Podemos nos tornar autores da nossa história ou, então, simplesmente, observadores da história dos outros.

Qual é a sua escolha? O que você está fazendo pelos seus sonhos profissionais? Independente da sua escolha, faça o seu melhor. Busque a excelência. E só pense em entrar em um relacionamento quando a sua área profissional e financeira estiver, pelo menos, “encaminhada”4.

 

1 Os cursos superiores em tecnologia são de graduação, porém, mais específicos e de menor duração. (Fonte: MEC)

2 A história de José encontra-se no livro de Êxodo, do capítulo 37 ao 41.

3 CURY, Augusto. Nunca desista dos seus sonhos. Ed Sextante, 2004.

4Entende-se por “encaminhada” estar cursando uma faculdade, curso profissionalizante ou estar empregado.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com