Esperar é uma arte

“Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai. Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão. Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora”. Gênesis 16:1-4

Esse texto fala da história de Sarai (que depois virou Sara) e Abrão (que depois virou Abraão) e ela é muito interessante, pois ela nos ensina sobre algo que temos extrema dificuldade, que é esperar sem dar um jeitinho. E isso no Brasil é um grande desafio, afinal:

Para que tirar a carta na raça se você pode comprar?

Para que fazer o TCC se você pode pagar para alguém fazer?

Para que fazer um trabalho difícil se você pode pegar de um aluno do semestre passado?

Para que esperar se você pode ficar?

Para que fazer certo se da para fazer errado?

E mais uma série de questões…

No caso de Sara foi: Para que esperar se não podemos mais ter filhos por causa de nossas idades e temos uma escrava? (Naquela época se a mulher não pudesse gerar filhos o homem podia ter filhos com a escrava de forma que assim sua descendência não acabaria).

Quando Abraão foi chamado por Deus (Gênesis 12) ele tinha 75 anos e aqui nesse momento ele estava com 85 anos, ou seja, já faziam 10 anos que Deus ainda não cumprira sua promessa de fazer grande sua descendência. Abrão decide então ouvir sua esposa que era estéril e não esperar mais pelo tempo de Deus, mesmo que no capítulo anterior (Gênesis 15) Deus havia prometido a Abraão novamente que o daria um filho. Qual foi o resultado? “Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora” (v.4). Começou então uma briga entre a escrava e sua mulher.

Esse é um protótipo meu e seu! Quase sempre dizermos a Deus que estamos dispostos a viver a vontade Dele em nossa vida, mas quase nunca esperamos. Oramos pouco, avaliamos pouco, cedemos muito, como resultado padecemos além do necessário. Esperar é uma arte!

Tenha paciência de esperar o tempo que for necessário para Deus cumprir a vontade Dele em sua vida. Ele é quem cuida de você, dá o dom da vida, “Porque nele vivemos e nos movemos, e existimos” (Atos 28a), não dê jeitinhos, Deixe-o trabalhar. Afinal declara o Senhor:

 

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”. Isaías 55:8-9

Minha oração é que sempre possamos declarar:

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.Salmo 40.1

Dobre agora mesmo seus joelhos e diga: Eu quero Senhor! Viver Teus sonhos, no Seu tempo!

Abraços,

Deus contigo,

Ismael Arêdes.

 

 

 

 

 

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Patrícia Geiger