Home Artigos Esperar não é omitir

Esperar não é omitir

1791
0

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Jeremias 29.11

Esperar em Deus não o impede de se planejar. Não é omissão, mas fortalecimento. Não é justificativa para espera do acaso, mas reconhecimento da vontade de Deus sobre nós.

Mágoas e dores passadas nos fazem muitas vezes estagnados em nossos afazeres. Nos afasta daquilo que planejávamos, ou não corresponde as ditas expectativas. Isso não se resume somente à relacionamentos amorosos, mas também com relacionamento intrínseco e pessoal.

Como diz o livro do profeta Jeremias, os planos de Deus nem sempre correspondem nossas expectativas. E não podemos mentir: no momento não entendemos, mas planos de Deus são sempre melhores que os nossos.

Considerando o fato de que esperar é também se planejar, significa que nessa caminhada tudo que ocorre é somente para percebermos o quanto somos dependentes de Deus em todos detalhes de nossos passos. Se Deus fecha uma porta, Ele abre outra no momento certo, pois está escrito: Deus age em todas as coisas para bem daqueles que o amam (Romanos 8.28). 

Esperar não é omissão, mas construção de caráter. É quando paramos e vemos que planos longe da percepção Divina sobre nós afastam as portas que estão abertas em favor de nossa construção. É somente por isso que está destacado: planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Deus não age em favor de seu sofrimento. Se está frustrado com qualquer coisa que seja, significa que está na hora de não somente buscar a vontade de Deus sobre si, mas de compreender o porquê e aprender com o ocorrido.

O próprio Jesus Cristo compreendia a soberania da vontade de Deus prestes a ser crucificado (Mateus 26.39). Mesmo em momentos em que sabemos que a dor possa ser eminente, devemos nos esforçar a compreender que passar por isso é melhor.

Esperar não é sinônimo de omissão. Esperar é compreender, caminhar e se reconhecer. Por mais que demore, Deus está já planejou e cumpriu a mais bela história de Amor em favor de nossa Redenção, basta estendermos a mão até Ele e nos revestirmos dos seus planos.