ESQUECENDO QUEM TE FAZ SOFRER


Uma das piores situações na vida afetiva é alguém não conseguir se esquecer de um amor não correspondido, um romance que o fez sofrer. Algum dia, esse relacionamento parecia ser de Deus, mas, agora, está mais para um pesadelo, um filme de terror. É como se o coração tivesse sido arrancado e agora houvesse só um imenso vazio no peito. E a pessoa fica sem chão. Pra piorar, tudo faz com que ela se lembre dos momentos felizes que teve com esse “amor”. E sofre tanto que chega a se perguntar: “Onde foi que errei?”; “Será que as promessas de Deus são só histórias do passado? Será que nunca vou viver a experiência de um casamento feliz? Por que tantas pessoas dão testemunhos maravilhosos, e a minha vida parece ser só derrota? Será que vou sair dessa?”.

Eu mesmo já vivi algumas situações que aparentemente levariam ao meu fim. À época, eu era noivo de uma moça e gostava tanto dela que não me imaginava viver longe. Era uma linda história de amor (ao menos eu achava que sim). Parecia que tínhamos nascido um para o outro, tamanha a demonstração de nosso afeto. Mas, de repente, a pessoa que eu tanto amava não me quis mais. Então, passou a me esnobar, me desprezar, como se eu não tivesse mais nenhum significado pra ela. Pra piorar, pouco tempo depois, apareceu com um novo namorado, e uma tristeza profunda invadiu o meu ser. Mas o que parecia ser o meu fim, na verdade era Deus me conduzindo para algo muito melhor para minha vida. Ele quer fazer o mesmo com você!

A Bíblia diz: “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca” (Salmo 68.6). Se você quer que a sua história seja diferente para constituir uma família estruturada em Deus, liberta de grilhões e habitando em terra fértil, quero compartilhar seis verdades que você precisa tomar para si.

1. DESCUBRA SEU AMOR MAIOR. Quando a gente começa a namorar, naturalmente sente aquela empolgação! Não há mal nenhum nisso. O problema é quando uma pessoa que se diz cristã nunca se empolga com Aquele que é o nosso Amor maior: Jesus Cristo! Quem ama ao Senhor acima de todas as coisas tem a maturidade necessária para um romance feliz. Por outro lado, quem ama qualquer coisa acima de Jesus tem grande possibilidade de ser uma pessoa insegura, egoísta, excessivamente ciumenta, depressiva – e infeliz em todas as áreas da vida, inclusive a sentimental. O Evangelho de Cristo nos traz esse paradoxo.

.

2. NÃO CONFUNDA SEU SONHO COM A PESSOA ERRADA. Sonhamos em ter um romance feliz, cumprindo a vontade do Senhor. Mas não devemos confundir com outra pessoa aquela que, de fato, faz parte desse sonho. É importante destacar isso, para que se, por algum motivo, o romance não der certo, você não pense que tudo foi por água abaixo. Já falamos em outros artigos, mas vale a pena repetir aqui: se você foi obediente a Deus e, mesmo assim, seu namoro não deu certo (independentemente do motivo), na verdade, foi Deus quem permitiu o término, para você ser feliz. Ainda que esteja sofrendo agora e não consiga enxergar essa felicidade, mais tarde você conseguirá senti-la e entender por que esse relacionamento chegou ao fim.

.
3. TENHA DOMÍNIO SOBRE SUAS ESCOLHAS. Se você não permitir, nenhum ser humano pode arrebatar seu coração ao ponto de você não ter mais domínio e ânimo de viver. Sabe por quê? Porque ninguém pode tocar na sua liberdade de escolha. Nem Satanás pode interferir em sua escolha, muito menos as pessoas, mas, em Deus, você pode escolher dominar e ter controle em meio às mais diversas circunstâncias. Por exemplo, quando você sofre por alguém e diz que nunca mais conseguirá ser feliz novamente, isso é uma ESCOLHA sua (e não de Satanás). Deus (a quem pertence todo o poder, o domínio, a honra e a glória) nos criou à Sua imagem e semelhança, dando-nos autoridade para dominar.

.

4. BUSQUE SUA VERDADEIRA IDENTIDADE ESPIRITUAL. Não há como falar em vida cristã (inclusive na área sentimental) sem citar as convicções espirituais de Jesus em nós. Isso é importante porque nos reveste de segurança e certeza necessárias para fazermos a vontade de Deus – principalmente quando decisões, propostas e tentações nos batem à porta! Antes de aceitarmos Jesus, éramos nascidos nas trevas (Colossenses 1.13). No entanto, quando nos convertemos ao Evangelho, algo extraordinário acontece: tudo se faz novo (2 Coríntios 5.17). Quando você começa a se enxergar à luz da Palavra, crendo no que Ela diz a seu respeito, o propósito de Deus vai sendo revelado a cada dia, fazendo com que sua maior prioridade não seja buscar um amor, mas, sim, um relacionamento íntimo e sincero com Deus. Quem não quer namorar, beijar na boca, ter um casamento feliz…? Isso é maravilhoso e perfeitamente natural! Mas, muito além de todos esses sonhos, agradar ao Senhor deve ser o nosso maior tesouro, incomparável, superior até mesmo a qualquer romance.

.

5. ORE.  Parece até chato tocar nesse assunto mais uma vez, mas infelizmente muitos cristãos sofrem porque não oram. Peça ao Senhor que o Espírito Santo conforte o seu coração e lhe dê forças para entender o propósito desse término. Existem situações aparentemente horrorosas, mas que são, na verdade, grandes provisões de Deus pra nós. Sou prova disso!

.

6. SAIBA QUE A FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ. Em meus artigos, sempre costumo falar também sobre o Espírito Santo, que habita em nós. Essa é uma verdade bíblica que por si só já poderia encerrar o assunto em questão. Mas aqui, com uma abordagem um pouco diferente, quero que você compreenda o que estou falando, para que definitivamente seja feliz e nunca mais diga que o “amor da sua vida foi embora”.
Veja-se nesta cena: num certo dia você se sente um pouco triste por estar há algum (ou muito) tempo sem alguém – carente mesmo! Mas aí, de repente, você conhece uma pessoa linda e muito interessante, e ela troca alguns olhares com você, sem lhe falar nada. Essa pessoa só dá a entender que achou você interessante. Mesmo assim, o que acontece? Seu coração dispara! (rsrsrsrsrs) Você fica agitado, ansioso, com uma alegria extrema e uma empolgação que não se pode conter.
Agora note o seguinte: essa alegria surgiu de dentro de você. Percebeu? Isso mesmo! A sua alegria só estava adormecida, mas brotou como um vulcão que acaba de despertar.
Percebi isso quando eu era solteiro – e, desde então, nunca mais fiquei correndo atrás de ninguém para ser feliz. Decidi que a minha alegria poderia ser desenvolvida comigo mesmo naquele momento. É por isso que não podemos amar alguém se não nos amamos primeiramente como consequência do amor de Cristo por nós!
Hoje, graças a Deus, sou casado, e a Claudinha (minha esposa) é a mulher que amo. Somos muito felizes (mesmo!), mas a nossa maior alegria é Jesus em nossa vida. Medite nisso, principalmente porque a Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos!” (Filipenses 4.4).
Depois desse relato, eis a pergunta: você depende da felicidade ou a felicidade depende de você? Espere em Deus, entregue a Cristo seu sofrimento e suas angústias, confie nEle, e, ao longo do tempo, sua dor será amenizada gradativamente com o seu crescimento espiritual, a ponto de você voltar a sorrir e a querer viver todos os propósitos do Senhor para a sua vida.

Por fim, se você tem dúvidas, críticas ou sugestões para temas, escreva para o e-mail: <relacionamentojovemcristao@gmail.com>, e farei o possível para responder-lhe o quanto antes.
Até a próxima quinzena!
Marco Aurélio

mm
Marco e Claudia Facebook Twitter Imprimir

Marco Aurélio Vieira, casado com Claudia Lins, é formado em Administração. Convertido há 15 anos, é membro da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro (IECBR) e trabalha ativamente com liderança de célula, aconselhamento (sobretudo na área sentimental cristã) e como professor de escola bíblica. Claudia Lins, casada com Marco Aurélio Vieira, é nascida e criada no Evangelho, e tecladista no ministério de louvor da igreja em que congregam. Formada em Letras, com pós-graduação em Latim e em Mercado do Livro, atua como revisora de textos e produtora editorial. Marco Aurelio e Claudia Lins escrevem quinzenalmente aos domingos.

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE