Fazer exigências vai enganar você!

Você já percebeu como é fácil ser exigente? Eu já percebi! Parece uma opção que atrai porque aparentemente é eficaz em nos ajudar a obter o que queremos. Ao olharmos à nossa volta, vemos que as pessoas mais exigentes, com frequência parecem obter os resultados mais rápidos. Exija que seu pedido no restaurante seja mudado – e o garçom vai passar a maior parte do tempo correndo para atender você e levar-lhe o quiser. Entre numa loja e exija o serviço – e você obtém o que quer. Recentemente, fui a uma loja, e uma cliente entrou e gritou com volume máximo: “Vendedor”. Os vendedores vieram correndo para atendê-la. Para ela – e muitas vezes para nós –­ a exigência parece funcionar bem.

Você talvez consiga exigir e impor sua maneira para o sucesso nos negócios, ou até exigir que se abra o caminho para mais riquezas. Entretanto, é aqui que esta o problema: você não pode exigir as coisas mais importantes. Não pode exigir de si mesmo que seja feliz. Não pode exigir que nunca fique doente, que não morra. Não pode exigir que um relacionamento funcione. Talvez até tenha tentado, mas não pode exigir que alguém ame você.

Exigir é algo enganoso – e até perigoso. Embora as vezes lhe conceda as pequenas coisas, pode mantê-lo afastado das coisas mais importantes. Você exige isso, exige aquilo; obtém isso, obtém aquilo. Então exige ter algo importante. Exige que um relacionamento que esta desmoronando seja refeito; mas nada acontece. Nesse momento, põe maior intensidade em sua exigência – mas isso o separa ainda mais, e você se pergunta, o que esta errado. Mudaram as regras? Porque a exigência não está funcionando como sempre funcionou? As regras não mudaram. O Fato é que , embora possa exigir pequenas coisas, não pode exigir as coisas mais importantes. Fazer exigências vai enganar você; parece ajudar a obter rapidamente o que quer, mas a longo prazo terá o efeito contrário, e você perderá tudo o que de maneira tão zelosa sonhou em ter. ( Retirado do livro 40 dias de Amor, Tom Holladay.)

Nos últimos 31 dias tenho lido diariamente esse livro que apresenta princípios de relacionamento de Jesus, achei que seria legal compartilhar um dos ensinamentos da minha semana com vocês, a dependência de Deus! Sei que alguém aí precisava ler isso… Pra fechar o post de hoje, deixo ainda esse versículo: ” Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmo 37:5.  

De coração, Alle Monteiro. (@allemonteiro)

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Allexandra Monteiro

26 anos, pastora de jovens, teóloga e jornalista. Bem poética, gosto de falar de gente, de emoções e do dia a dia. Em Deus eu vivo e existo, sou sua obra de arte. Instagram @allemonteiro Email allexandramonteiro@gmail.com