Leite!


Eu amo leite e quase todo mundo gosta.

Leite é bom, faz bem pra saúde, tem cálcio, fósforo, e tudo isso é muito bom!

Mas o que acontece se você ficar se “entupindo” de leite? Leite demais não faz bem, enjoa.

Leite serve para alimento da carne. Pena que tem cristãos que se esquecem de alimentar o seu Espírito também. E quando não crescemos nos Espírito, crescemos na carne.

Paulo escreveu sobre isso na I Carta aos Coríntios:


“Na verdade, irmãos e irmãs, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, ) porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem?”

I Coríntios 3:1-3


E no livro de Hebreus também temos sobre esse assunto:

“Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.”

Hebreus 5:11-14


Deus quer que tenhamos conhecimento bíblico, que saibamos a diferença entre o certo e o errado, que tenhamos as bases do Evangelho. Que O conheçamos!

Imagina você indo ao culto na igreja que você frequenta. E todo o culto é a mesma pregação. Sobre a morte de Cristo, Sua ressurreição. O pastor fala que Jesus morreu por você, que você precisa aceitar a Ele como Salvador, que você precisa mudar de vida. E no domingo seguinte ele fala a mesma coisa, e no domingo seguinte também, e no outro…

Como você se sentiria?

Pois é. Mas muitas vezes precisamos fazer isso. Existem cristãos que se dizem convertidos há muito tempo, mas pouco sabem sobre a Bíblia, sobre Deus. Pouco sabem sobre a vida e a morte de Jesus. Então o cara fica “mastigando” sempre as mesmas palavras, os mesmos estudos, as mesmas pregações, porque o camarada não vai pra frente. Não vai pra frente porque não quer.


O autor de Hebreus repreende duramente os judeus, dizendo que eles já deveriam ser mestres, depois de tanto tempo de estudo da Palavra.

No meio cristão, costumamos chamar os recém-nascidos de bebês na fé. Por quê? Porque eles tem muito a aprender ainda. São bebês aprendendo a caminhar nessa nova fé, nova vida. Assim, eles precisam ser alimentados com leite! Ou seja, precisamos ter paciência com esses novos irmãos para ajudá-los nessa caminhada. Precisamos ter paciência, pois muitas coisas eles ainda não sabem, e dúvidas surgem. Assim como pais ensinam um filho a caminhar, ensinam o que é certo, o que é errado; ensinam a não colocar o dedo na tomada porque dá choque e mesmo assim a criança vai lá e coloca, e aprende por sim própria que aquilo é ruim. Mas mesmo assim seus pais ainda a amam e ainda estão dispostos a abraça-la e a ajudar a não mais cometer erros. Assim, também devemos tratar irmãos novos na fé. Com amor, paciência…


Mas o que me deixa chateada é ver irmãos mais velhos na fé ainda tomando leite. Quando na verdade já deveriam ser adultos para poder ajudar as crianças novas na fé.

E eu falo por mim! Por muito tempo eu fiquei bebendo o leite, pensando que sabia muita coisa.


Só pelo amor de Deus mesmo, Ele tem trabalhado muita coisa na minha vida. Uma delas, é a leitura da Palavra. Sabe, deixa eu te confessar… eu nunca fui uma leitora assídua da Bíblia. Eu lia uma, duas, três vezes por semana. Até que Deus começou a falar fortemente comigo. Deus nos dá um presente MARAVILHOSO! A Bíblia! E é a Palavra de Deus. Pra todas as áreas da minha vida, encontro respostas ali. E por isso que eu sempre enfatizo na leitura da Bíblia. Como você vai conhecer a Deus, saber a vontade dEle, saber o que Ele quer, o que Ele pensa, sem ter conhecimento bíblico?

Deus tem me ensinado muito. A cada dia. E agora, depois de muita luta, consegui criar um plano de leitura da Bíblia. Mas graças a Deus que Ele sempre me “incomodava” pra passar um tempo com Ele!

Resumindo:

1. Deus te chama pra ser um grande conhecedor da Palavra, mas não apenas conhecedor, Ele também quer que você seja um praticante! Ele que te alimentar com alimento sólido.


Deus quer te dar um churrasco e você prefere a mamadeira?! [apenas uma comparação]


2. Não julgue os irmãos novos na fé, pelos seus atos. Tem muita coisa que eles ainda não sabem. Mas, quem sabe, Deus quer que você segure a mamadeira pra eles? Deus quer te usar na vida desses novos na fé, pra você ajudá-los a crescer. E pra isso você precisa estar forte, bem alimentado.


E é tudo um ciclo. Se você está bem alimentado espiritualmente, pode ajudar alguém a se alimentar também!


“Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus.”

Hebreus 6:1

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE