Mente em batalha

Alguns milhares de anos se passaram mas a ação da serpente astuta continua a mesma…não ludibriou apenas Adão e Eva (Gênesis capítulo 3), mas muitas gerações até os tempos de hoje…

Todos os dias somos tentados a ceder a pensamentos que vão contra a vontade e a soberania de Deus. E se não soubermos dizer NÃO a voz da serpente, cairemos em sua lábia e no que ela mais quer que acreditemos. Todos nós somos consolidados em nossas crenças que são conceitos que formulamos ao longo da vida. Quando nos convertemos a Jesus, a nossa mente  é renovada (Romanos 12), e os nossos conceitos passam a ser firmados em princípios da Palavra. O ataque da serpente consiste em desfazer em nossa mente tudo o que aprendemos em Deus. Sua mente entra em batalha quando você ouve a voz da serpente e isso gera dúvida no seu coração. Veja alguns argumentos mentirosos da serpente:

  1. ela tenta te convencer de que Deus não é real quando os seus sonhos não se realizam, quando as tragédias assolam a sua vida ou quando você se sente sozinho.

CONTRA-ARGUMENTO1: Se os seus sonhos ainda não se realizaram, é porque não é o tempo, pois a Palavra diz que há tempo para todas as coisas (Eclesiates3). Se as tragédias assolaram a sua vida ou a sua família, Deus é soberano sobre todas as coisas e assim como Jô foi assolado e restituído, assim também você será. Se você se sente sozinho, saiba que Deus fica em silêncio, para que você tome a iniciativa de se aproximar dEle.

  1. ela diz que você jamais conseguirá conquistar seus sonhos porque você não é capaz ou porque ninguém está o apoiando.

CONTRA-ARGUMENTO: Você pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fl 4:13). Davi não tinha força física suficiente para vencer o gigante, mas Ele dependeu da força de Deus. Deus o fará vencer, ainda que você na seja apoiado.

  1. ela argumenta que não vale a pena viver pelos princípios da Palavra de Deus, porque o mundo evoluiu, as pessoas precisam ser “livres” para fazer o que quiserem. Até porque quantas pessoas fazem tudo errado e conseguem conquistar o que elas querem?

CONTRA-ARGUMENTO: A serpente só esquece de contar que as pessoas que conquistam as coisas, mesmo vivendo em pecado, logo ali perdem tudo, principalmente a paz interior…Elas podem ser felizes por um momento, mas não pela eternidade. Essa vida é passageira e tudo o que se planta, se colhe. Não vale a pena trocar a eternidade pelos prazeres do mundo.

  1. ela afirma que você nunca vai conseguir vencer seus pecados, especialmente se eles forem na área sexual.

CONTRA-ARGUMENTO: Pecados sexuais são tão graves quanto a fofoca, a mentira, a ira, portanto precisamos batalhar contra nossos pecados de forma bem radical. Sabendo, também que sempre teremos alguma área de fraqueza, a qual teremos que vigiar mais. Deus odeia o pecado, mas ele continua a nos amar e nos fortalecer para vencer o pecado.


Enfim, pensamentos tóxicos sempre virão a sua mente, mas você não precisa ceder a eles. Sentimentos tóxicos tentarão roubar o seu foco, mas você não precisa se entregar a eles.

Posicione-se! 
Submeta-se a poderosa mão de Deus e no tempo certo Ele o exaltará!


Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo

2 Coríntios 10.4,5

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com