Montanha russa emocional


“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim.” Gl 2:20

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Como foi seu fim de semana? Cheio de emoções? Hoje nós Vamos falar sobre isso, vida emocional. Enquanto eu escrevia esse artigo, se comemorava o dia do Psicólogo e por conta disso fiquei pensando sobre nossa vida emocional. Como estão seus sentimentos e suas emoções? Estão em ordem? Você pode dizer que tem uma vida emocional bem resolvida, equilibrada e saudável? Você se considera emocionalmente maduro?

Temos vivido em nossa era moderna, imediatista e tecnológica dias muito corridos cheios de pressão e desafios para todos os lados e com isso sempre estamos envolvidos com muitas emoções ao nosso redor e dentro de nós. Por isso nem sempre é fácil administrar e elaborar todo esse turbilhão sem causar danos nos outros e em nós. Chega um momento em que nossa alma grita pedindo socorro e acaba nos sufocando de alguma forma e cada um de nós reage de um jeito. Isso afeta nossos relacionamentos, nossas emoções e muitas vezes o nosso corpo também com doenças e nem percebemos a ligação. Essa semana recebi uma imagem de um amigo psiquiatra mostrando uma ressonância magnética feita nos Estados Unidos do cérebro de uma pessoa com depressão e outra sem depressão. A imagem me impressionou muito, veja no meu Instagram. E mesmo com os avanços da medicina, ainda vivemos numa sociedade que não dá a devida atenção para esse assunto tão fundamental. Por isso, muitos estão se levantando para falar sobre inteligência emocional dentro e fora das igrejas por verem tamanha necessidade numa geração desgovernada e perdida emocionalmente.

Podemos falar aqui sobre vários sintomas de uma vida emocional desalinhada. Ansiedade, depressão, insegurança, medo, carência, anorexia e tantos outros que chegam sutilmente, vão se tornando uma bola de neve e quando vemos já estamos mergulhados e nos afogando em tantos sentimentos destrutivos. A grande verdade é que a maioria de nós não sabe como lidar com suas emoções e acabamos nos acomodando em viver uma vida no estilo montanha russa, o que é muito perigoso pois estamos sempre subindo e descendo emocionalmente, inconstantes e com grande risco de queda. O que nos mantém seguros no carrinho da montanha russa é o cinto. Dependendo do tipo de montanha russa se usa aqueles cintos tradicionais na altura da cintura e nas mais modernas e perigosas usam aquele que nos travam no peito.

Isso me faz pensar no Espírito Santo. Ele é o cinto de segurança da nossa alma. É Ele que segura, guarda e protege nossas emoções, na verdade Ele quer governar nossas emoções. Ele quer governar e dirigir a montanha russa da nossa vida. Mas, será que temos de fato deixado Ele governar todo nosso ser, todas as áreas da nossa vida e tudo aquilo que pensamos, sentimos e desejamos durante as 24 horas do nosso dia? Pensando ainda nos cintos da montanha russa me lembro da armadura espiritual de Efésios 6, vamos então declarar agora essa palavra sobre a nossa vida emocional?

“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas…por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.”

Quando vamos lendo sobre a armadura vemos o capacete da salvação. Ele fica na nossa cabeça, ou seja na nossa mente, no nosso campo de batalha onde ficam nossas emoções para nos proteger. Você já leu aquele frase que diz que quando você vence na sua mente você vence tudo? É exatamente isso. Coloque agora seu capacete e proteja sua mente! Nós precisamos também do escudo da fé para nos protegermos dos dardos do maligno. Somos atacados, bombardeados em nossas emoções o tempo inteiro e muitos de nós não percebe isso. O Verso 18 ainda diz para fazer tudo isso orando pedindo ajuda a Deus e sempre orando sendo guiado pelo Espírito de Deus. Vê como as coisas se encaixam? Precisamos ser guiados pelo Espírito santo em tudo, inclusive em nossas emoções pois elas afetam nossas decisões e escolhas no nosso dia a dia, das mais simples até as mais sérias e isso afeta nossa vida e nosso destino.

Por causa da imaturidade emocional, muitas pessoas erram na hora de escolher na vida sentimental também. Uma área muito atacada na nossa vida. Muitos são guiados pelas emoções, sentimentos e não pela direção do Espírito. Precisamos amadurecer emocionalmente para fazermos escolhas certas, guiadas e governadas pelo Espírito Santo que é imutável, firme e constante e não pelas nossas emoções que oscilam a todo momento. Nossa alma precisa de cura mas nosso espírito está pronto, só precisamos ativar, conectar ele com o Espírito de Deus e buscar a cura das nossas emoções. Como? Lendo, declarando com fé e orando a Palavra de Deus que é remédio e cura para nossa alma e todas as nossas emoções. Precisamos dar uma ordem a nossa alma: Aquieta-te! Davi conversou e deu uma ordem para a alma dele no Sl 42, ele disse: Por que te abates ó minha alma e te perturba dentro de mim? Espera em Deus. Percebe que ele não ficou alimentando a alma dele e se fazendo de vítima? Ele expôs para Deus sua condição emocional e lutou contra isso subjugando sua alma e suas emoções ao governo do Espírito. Nossa alma tem sede de Deus! Ele sabia disso e tomou uma posição rápido, ele sabia o caminho, conhecia a fonte da cura. Nós precisamos ser assim também, buscar e acessar a fonte agora! Não é nossa alma e nossas emoções que tem que fazer o que quer de nós, somos nós que temos que colocar nossa alma no lugar dela: Governada e subjugada ao controle do Espírito Santo. Busque também livros especializados nessa área. Temos muitos psicólogos e psiquiatras cristãos com excelentes livros para nos ajudar.

E para terminar, que possamos hoje pedir ao Espírito Santo que se coloque na nossa frente guardando e blindando nossa alma que sempre quer nos sabotar (ela não é nossa amiga, o Espírito santo é) contra todos os ataques que vem sobre nós. Se você hoje percebe que precisa alinhar e ajustar suas emoções em alguma área da sua vida peça ajuda, procure um conselheiro espiritual e procure também se for necessário ajuda profissional, existem excelentes profissionais cristãos a nossa disposição.

Com nossa alma sendo treinada a ser diariamente governada e guiada pelo Espírito santo poderemos declarar com autoridade o versículo que escrevi no início do artigo onde Paulo que também foi muito atacado em suas emoções declarou: Assim já não sou eu quem vive ( na minha alma inconstante) mas Cristo é quem vive em mim (governando minha alma, emoções, sentimentos, desejos e pensamentos). Os heróis da fé também passaram por aflições na sua alma e venceram, o próprio Jesus sofreu aflições e disse: Tenha bom ânimo eu venci o mundo. Nós também podemos vencer, podemos todas as coisas N’Aquele que nos fortalece!

Sugiro a você ler ainda o Salmo 46 e ouvir a canção “Aquieta minha alma”.

E que a graça de Deus esteja com todos os que amam o nosso Senhor Jesus Cristo com um amor que não tem fim!

Até a próxima 🙂

mm
Pricila Feijó Coelho Facebook Twitter Imprimir

Administradora de Imóveis |Produtora de TV e Assessora de Comunicação. Membro da Igreja Comunhão Cristã Resgate - Copacabana | RJ.

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE