Não consigo te perdoar

Não se pode vencer uma dor correndo dela, porque dessa forma, ela sempre irá nos encontrar em algum lugar.

Algumas coisas ruis que acontecem nas nossas vidas acabam se tornando nossa mensagem, nosso testemunho de forma que possamos falar pra alguém: Eu já passei por isso, deixe-me te ajudar a passar também.


Em Isaías 43:2 Deus nos garante que ao PASSARMOS por diferentes situações em nossas vidas, independente do que seja,… ELE ESTARÁ CONOSCO. Sendo assim, não precisamos temer o que está por vir e o que temos passado. Precisamos PASSAR e parar de ficar pelo meio do caminho.

Essa situação se torna traumática quando queremos algo e não encontramos forças nem armas pra lutar, um exemplo disso é a falta de perdão. Uma coisa é dizer FAÇA isso, outra coisa é COMO fazer. Mas de algo tenho certeza, se Deus diz que devemos perdoar, tenho plena certeza de que SIM, existe uma forma.

Praticar o perdão muitas vezes é difícil porque vai DE encontro ao nosso orgulho, argumentos e razões. Perdoar alguém que nunca nospediu perdão por exemplo, UAU, quando eu me deparei com essa experiência eu simplesmente me resumi a cacos de barro durante um bom tempo.

Regada com lágrimas e questionamentos rasos, minhas orações eram mais egoístas do que eu imaginava uma vez que eu me sentia na posição favorável (a de estar esperando alguém me pedir perdão), mas sabe de uma coisa, praticar perdão sem reservas me ensinou que eu precisava me alimentar mais do céu. PERDOAR é um ato corajoso de alguém que decidiu depender exclusivamente de DEUS.

Eu parei de culpar a outra pessoa por nunca ter me pedido perdão e ter me deixado numa situação super doída diante das minhas emoções. Ninguém pode ter domínio das nossas emoções a não ser o Espirito Santo, quando estamos envolvidos nessa atmosfera divina entendemos que precisamos EXALAR pro mundo e não absorver tanto do que o mundo nos oferece.

A palavra de Deus diz que Deus é amor (I João 4:8} e também diz que quem mais ama, mais perdoa e vice e versa também (Lucas 7:47), uma dica que me ajudou (e tem me ajudado) muito a perdoar é:

1) Aproxime-se mais de DEUS.

É incrível como o fato de nos aproximarmos de Deus, que é a LUZ (I João 1:5) nos deparamos com muitas coisas que precisamos mudar TAMBÉM e ao colocarmos numa balança imaginária, bom.. Seria muita falta de bom senso e justiça* querermos uma postura tão perfeita de alguém se nem nós conseguimos tê-la na plenitude, todos pecamos, mesmo que pecados diferentes, mas TODOS pecamos e se queremos ser perdoados de DEUS, precisamos aprender a perdoar também, se queremos encontrar um dia o DEUS do perdão, precisamos viver o perdão também.

2) Não jogue a responsabilidade pra cima das outras pessoas,

Efésios 6: 12 nos diz exatamente contra quem é nossa luta, nosso problema não são as pessoas especificamente, e mais, não podemos nos responsabilizar pelas reações e ações das outras pessoas, precisamos saber que quem muda cada um é o Espirito Santo e não nós (por mais que tentemos fazer isso várias vezes).

3) Dê o primeiro passo.

Com certeza isso não vai ser muito confortável. Na situação que eu mencionei que eu precisava perdoar quem nunca me pediu perdão.. Bom, uma certa madrugada, orando e chorando veio no meu coração: PEÇA PERDÃO. No inicio eu relutei contra isso, mas algo sempre ressoava isso dentro de mim, até que um dia eu dei esse passo e acredite, o processo pode, inclusive, te gerar mais desconforto mas é TRANSFORMADOR, era como se um peso tivesse saído de dentro de mim e então o meu processo de cura começou a florir, descobri uma primavera linda em meio ao meu inverno e lembrei de JESUS, Ele era o único que poderia ter seus pés lavados por sua conduta que, longe da minha, sempre foi irrepreensível. O papel de lavar pés era dos conservos (tipo servos dos servos) e JESUS o fez INCLUSIVE a Judas que o traiu, a Pedro que o negou etc. UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAU, Jesus é realmente tremendo e como Ele me ensina.

É incrível como tudo colabora para algo absurdamente transformador, Galátas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”.

O perdão, .. o ato de perdoar quem tanto nos machucou, no fim das contas, nos deixa mais parecidos com JESUS. Eu me emociono ao entender que perdoar algo ruim de alguém que eu amo MUITO seja tão dolorido.. agora imagina JESUS que amou de TAL MANEIRA perdoar os meus pecados, ein. O amor de Deus é realmente inefável. Ele me amou tanto que me perdoou sobremaneira e por mais dolorido que seja pra mim perdoar hoje quem me machucou.. eu sempre penso: ELE SOFREU BEM MAIS pelos meus erros e falhas, o Deus de perdão suportou bem mais, padeceu bem mais.. e é olhando pra ELE que eu sempre encontro motivos de perdoar de novo, de novo e de novo o meu próximo.

Uma vida sem perdão nos faz nanicos de coração, egoístas de alma e chatos por opção.

Deus é o Deus de chances e todos nós temos HOJE a chance de recomeçar.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Marjorie Leite

Entre Príncipes e Princesas| Missões - Ribeirinhos do Amazonas