Não deu match. E agora?


Você fez tudo certinho. Cumpriu as regras da corte, seguiu as orientações dos seus pais, dos seus líderes. Mas mesmo assim o seu relacionamento não foi para frente. É nessa hora que você se pergunta: “o que eu fiz de errado?” Seguimos um pensamento lógico – se fazemos tudo que Deus manda, tudo que planejamos tem que dar certo. Certo? Vários relatos da história que estão registrados na Bíblia confirmam que nem sempre tudo será do jeito que planejamos, pensamos e sonhamos (Provérbios 16.1-3)

Nem sempre você se casa com o seu primeiro e grande amor. Nem todos os casais do colégio ficam juntos e vivem os “finais felizes”. Mas por quê? Qual ingrediente faltou na receita? Ou será que foi colocado sal demais? Açúcar demais? Aqui vale a máxima conhecida: “todo caso é um caso”. Entretanto, podemos observar mais afundo e ver que cada relacionamento envolve duas pessoas. Essas duas pessoas não tiveram a mesma criação, vieram de culturas diferentes. Cada relacionamento é uma grande fusão! Ingredientes, histórias de vidas, gostos, opiniões são colocados todos juntos dentro de uma enorme bacia ou panela. O resultado pode ser bem diferente do esperado. Não deu match. Os pares não se combinaram. Nem tudo é tão simples quanto os aplicativos de relacionamentos dizem que são. Deslizar a tela para um lado e “curtir” a pessoa não significa que vocês viverão uma linda e romântica história de amor. Assim como viver todos os passos ditos por alguém mais maduro espiritualmente, também, não garante sucesso amoroso.

Fui desafiada a escrever para vocês alguns dos motivos pelos quais relacionamentos não dão certo. Somos criados a acreditar que se não deu certo, é porque não foi da permissão de Deus. De fato, algumas coisas seguem essa lógica. Mas dizer isso toda vez que algo dá errado é tirarmos a nossa responsabilidade nos relacionamentos que cativamos por aí. Ora, Deus nos fez para sermos seres pensantes. Temos livre arbítrio, sendo assim, o que fazemos ou deixamos de fazer têm consequências. Então, nem tudo é espiritual? Sim. Deus nos criou com corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23). E entramos em um relacionamento com tudo o que somos. Não tem como deixar de lado uma parte sua. Por isso, é que antes de viver uma “fusão” é interessante que você tenha a certeza de que tudo dentro de você está indo bem.

Ao “pertencer” a alguém, certifique-se de que você não deixou de “ser” que você é. Um dos grandes motivos dos relacionamentos não darem certo é que uma das partes (ou ambas) não se conhece. Para satisfazer o desejo de pertencimento, um dos dois finge ser algo que não é. Deixam-se moldar pela vontade e pelos desejos do outro. E quando nosso senso de identidade não é pleno, cedo ou tarde, as coisas saem do trilho. Veja por esse lado, “somente depois de conhecer a Deus, conhecer a si mesmo e conhecer a sua missão, Adão estava pronto para ser unido a Eva.” (EEE Devocional). Percebe? É tolice entrar de cara em um relacionamento quando não se sabe ao certo sua identidade e não conhece sua singularidade.  É desejo do coração de Deus nos mostrar quem somos. Faz parte do grande plano Dele. Ele sonha e almeja que sejamos felizes. Mas antes de nos unirmos a alguém, Ele espera que nos voltemos para Ele e nos perguntemos: “quem sou eu?” Afinal de contas, nosso relacionamento com Ele é o mais importante. E quem melhor do que Ele para dizer quem você é?

Eu sei que você está esperando já tem tempo – ou talvez, não. Eu sei que você tem sonhos e eles foram destruídos nesse relacionamento que não deu certo – ou talvez, não. Seja lá qual for a sua história, aproveite o agora para conhecer a si mesmo e para conhecer a Deus. Se algo deu errado, avalie-se e veja o que pode ser melhorado. Você merece viver uma história linda e ela já começou. Por isso, seja o melhor que você pode ser e eu te garanto, vai dar match, porque quem está cuidando do seu coração é Deus. E ele, caro leitor, é especialista em escrever e arquitetar histórias.

Rebeca Brito de Andrade
Rebeca Brito de Andrade Facebook Twitter Imprimir

Tem 22 anos, é uma psicóloga em construção. Acredita no poder que as pessoas têm de mudar e transformar o mundo delas. Prefere café com leite, sobremesa e só come bolo no dia seguinte. Ah, é, também, filha de pastor!

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE