Não pegue no sono antes de acertar as coisas

Às vezes, nossa alma fica “meio que escura”. Eu não sei se essa é a metáfora certa para ser usada, mas vou tentar explicar. Coisas acontecem na vida e não é sempre que sabemos lidar com elas. Dia ou outro podemos tropeçar e acabar levando lições inacabadas para casa, como a falta de perdão e a mágoa. É aí que nossa alma se escurece.

Eu aprendi algo em minha busca por registros de pores do sol mundo afora. O movimento da terra é imperceptível, mas real. A transição do dia para a noite pode até ser lenta, mas não há nada mais fácil que se distrair e perder o momento. Isso é porque, se você parar para pensar, o dia não fica escuro e vira noite em um piscar de olhos. Vai acontecendo, e a gente nem percebe. E assim acontece com a alma. Uma distração e ela se escurece. Fica como breu.

As pessoas vão nos magoar e essa é uma das certezas da vida. Nossa revolta com isso não é nem ao menos justa, porque nós também vamos magoar muitas pessoas, ainda que, muitas vezes, sem querer. Injusto é permitir que a falta de perdão, a mágoa, a raiva, a vingança, a dor, a tristeza e tudo que for parecido com isso escureça nossa alma, nosso coração. Essa liberdade eu é que tenho.

Minha mãe sempre diz que não podemos dormir sem resolver nossos assuntos inacabados. E ela bem sabe o que fala. Não pegue no sono antes de acertar as coisas. Não deixe passar. Às vezes, é melhor perder uma discussão do que perder a paz. É melhor se passar por perdedor, do que ganhar uma batalha que não vale a pena lutar. Engolir o orgulho ajuda muito, liberar perdão para quem nos ofende ajuda muito mais. São essas as pequenas fortes luzes que espantam a escuridão da alma. Vale a pena acender cada uma delas.

A gente não ganha muito se justificando por aí. Às vezes, basta um “Deus sabe de todas as coisas”, porque Ele bem sabe mesmo. Deixe que ele coloque os trilhos no lugar e não perca tanto tempo da sua vida cultivando coisas ruins no coração. A vida é uma só. Com o tempo, a gente percebe que as histórias tem muitos lados e que nem sempre é uma questão de quem está certo e quem está errado. A questão pode ser muito mais profunda e muito mais transformadora: quem está disposto a ser livre?

“Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.” Gálatas 5:1

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Sâmela Ribeiro

Uma quase engenheira civil que ama café, viagens, gatos, violão, Netflix, gente e Jesus - não necessariamente nessa ordem.