Não te estribes no teu próprio entendimento


Somos especialistas em sonhar. Às vezes até estabelecemos objetivos em cima desses sonhos. Definimos metas, planejamos e agimos em prol deles. No entanto, até que ponto os nossos sonhos e métodos de alcance se alinham com a vontade Deus e Seus métodos?

“ Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os meus caminhos não são os seus, diz o Senhor.” (Is 55:8)

Quando nos detemos em nossas próprias perspectivas de vida sofremos da tendência de focalizar certos projetos como única solução em nossa vida. Ao focar nossos planos pessoais na dependência do nosso próprio entendimento perdemos a visão da amplitude dos projetos de Deus. Ficamos limitamos a pensar que só existe determinada alternativa para a realização dos nossos sonhos.  Nos tornamos cegos às perspectivas de Deus e então ficamos como peixes que se debatem fora d`água numa crise emocional em busca de coisas que apesar de aparentemente boas não são a plena vontade de Deus. Acreditamos que se pagarmos o preço necessário seremos honrados por Deus, o que não deixa de ser uma verdade, mas com a condição de que este projeto de vida esteja em consonância, em cada detalhe, ao que Deus tem para nós.

Quando nos estribamos em nosso próprio entendimento, deixamos a ansiedade, o medo falarem mais alto e assim buscamos alternativas próprias de resolver as coisas até “quebrarmos a cara” e nos voltarmos novamente ao Senhor.

“Confie no Senhor de todo o seu coração, não se estribe (não dependa) do seu próprio entendimento.”  (Pv 3:5)

Sua vida tem um propósito. Você tem um chamado para ser um poderoso instrumento no Reino de Deus. Independente dos seus sonhos, os sonhos Deus são maiores que os seus. Seu próprio entendimento jamais dará conta de assimilar os pensamentos que Ele tem ao seu respeito, por isso desista de depender das suas próprias perspectivas. Quando cuidamos das coisas de Deus Ele cuida da nossa vida em cada detalhe. Entenda, você pertence à Ele, portanto tudo o que concerne à sua vida pessoal interessa primeiramente à Ele. Cada detalhe. Cada área. Tudo cooperará para o cumprimento dos propósitos dEle.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Ro 8:28)

As crises emocionais que você tem enfrentado se originam da falta de entendimento de que todas as coisas da sua vida são dEle e para Ele. Quando você compreende que cada detalhe da sua vida colabora para o projeto de Deus, a espera torna-se mais compreensível. Você entende que não há altar sem sacrifício. Reconhece que se os seus sonhos pessoais são mais importantes do que os projetos de Deus para sua vida, você não poderá ser cooperador dos planos de Deus.

“ Aquele que quiser vir após mim renuncie a si mesmo e tome a sua cruz.” (Mt 16: 24)

O fato é que anseamos por uma segurança dos nossos sonhos. Queremos ter certeza de que todos os nossos planos ocorrerão da forma como imaginamos. Queremos nos ancorar no “porto seguro” do nosso planejamento e como consequência disso, a confiança em Deus torna-se desnecessária e passamos a viver em autosuficiência ao invés de viver pela dependência de Deus. Deus não quer que sejamos confiantes em circunstâncias esperadas, por isso Ele permite as instabilidades para romper com nossa necessidade de ter segurança em relação aos nossos planos. Se entendemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, aprendemos a confiar inteiramente nEle e as renúncias nos levam a níveis mais altos de confiança em Deus.

Ele permite que nos tornemos inseguros em nossos planos pessoais para que possamos compreender que a nossa segurança está somente nEle. E quando aprendemos que Ele é nossa única porção, somos escandalosamente surpreendidos por sua graça, porque Ele faz infinitamente mais de tudo o que um dia sonhamos.

“…porque só Tu me fazes viver em segurança.” (Sl 4:8b)

Portanto, se você ainda se ancora em suas perspectivas e vive sem compreender o que acontece ou deixa de acontecer em sua vida,renuncie à sua maneira de enxergar as coisas e DECIDA depender de Deus. Descubra o propósito da sua vida em Deus e assim as crises emocionais cessarão. Ele transformará a sua limitada visão em visão de água. Você verá tudo por um ângulo maior e poderá ver seus sonhos alinhados com a vontade de Deus em plena concretização!

Confesso que enquanto andei pelas minhas próprias perspectivas de vida não pude contemplar que cada detalhe da minha vida, seja profissional, sentimental ou familiar convergiam para o propósito de Deus e Seu Reino. Hoje após renunciar a depender do meu próprio entendimento, posso ver além das circunstâncias, posso crer no impossível, posso vislumbrar o FUTURO, sabendo que cada aspecto da minha vida está sob a soberania do Senhor.

“ Aquele cujo poder operante em nós é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.” (Ef3:20)

mm
Simone Messina Gomez Facebook Twitter Imprimir

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE