O grande dia

Você já viu alguém na rua e pelo seu jeito de ser e se vestir o classificou profissionalmente? Eu já. Se você vê alguém todo de branco e jaleco, pensa que é médico, de terno e gravata, pensa ser advogado, juiz, bancário e etc. Dessa mesma forma, muitas vezes nós atribuímos santidade ou ser crente ou não, a uma pessoa, pela sua forma de se vestir e falar muitas vezes.  

Isso me fez lembrar quando o Senhor encontra Davi e o escolhe como rei. Ele, Davi, aos olhos humanos era alguém fraco, pequeno, sem nenhum potencial pra um futuro que chamasse atenção de alguém, porém Deus que sonda os corações conhecia o intimo de Davi e sabia dos desejos dele.

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1 Samuel 16:7)

Isso, nós faz pensar sobre aparência e essência, onde nem tudo que parece é de fato o que aparenta ser.

Recordemos da parábola das dez virgens, onde cinco eram prudentes e cinco loucas, transcrito em Mateus 25. O fato interessante é que TODAS eram virgens, tinham lâmpadas e cansaram um pouco na espera do noivo, porém cinco delas não levaram a sério o compromisso com o amado, deixando de guardar azeite pra iluminar os seus caminhos. Ou seja, o que diferenciou elas foi a sua essência: SER CHEIA OU NÃO.

Todos poderiam ver que elas eram virgens, que estavam a espera do noivo, porém o azeite era algo mais particular. Era necessário estar próximo, ver a luz que era fruto das lâmpadas cheias de azeite.

O azeite representa o Espírito Santo, e cabe a você e a eu, buscarmos Ele todos os dias, ou seja, enchermos as nossas lâmpadas de Deus. Não é por meio de uma oração ou palavra profética que alguém que você se torna cheio do Espírito Santo, mas lendo a palavra de Deus, orando, louvando e praticando ações de graças e misericórdia TODOS os dias. Em Efésios 5:18, há uma afirmação, que nós devemos buscar a Deus, isso quer dizer que cabe a mim e a você  procurar, caçar e atrás de mais de Deus sempre, é uma atitude constante de nossa parte.

Por fim, Jesus nos adverte que quando as noivas menos esperavam o noivo chegou. Se o Senhor chegar ele vai te encontrar com a vida cheia o vazia do Espírito Santo? Pois quando Ele vier a espera chegará ao fim e nos iremos ao casamento com o Senhor nos céus.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Gustavo Pestana

Sou natural de Ilhéus-Ba, formado em psicologia e graduando em teologia. Membro da igreja batista da Urbis na minha cidade. Amo escrever e compartilhar o amor d Deus. No momento estou trabalhando com missões urbanas. Também trabalho em dois projetos sociais: Um que com crianças com câncer e um com crianças carentes.