O que fazer com esse furacão emocional?

Em algumas ocasiões da vida, a sensação que temos internamente é semelhante a um furacão. Bagunça por todo lado, conflito de pensamentos, desarranjo de ideias, aflição e destroços. Uma confusão emocional se instala – no peito e na mente. O que isso significa? Como dar fim a essa angústia?

O seu coração não precisa ser uma morada de furacão. É possível viver emocionalmente estável (lê-se: em tranquilidade e paz). Qual o segredo? Você deve estar se perguntando. E talvez você já tenha ouvido isso e se decepcione, caso esteja esperando algum “passo-a-passo” de como viver uma vida sentimental em toda a sua plenitude. Só existe um jeito de dar fim a essa confusão: temos que submeter nossos corações ao senhorio de Jesus, e a paz Dele inundará o interior do nosso ser (João 14.27).

A paz de Cristo é o segredo. Isaías, no capítulo 9, versículo 6, afirma que Jesus é o príncipe da paz. Isso nos diz que se temos Jesus, temos a Sua paz. É uma questão de escolha. Você pode escolher angustiado ou pode escolher ter a paz que vai além da nossa compreensão (Filipenses 4.6-7).

Se os nossos corações continuam agitados é porque, lá no fundo, não entendemos que Deus quer cuidar de tudo o que diz respeito a nós – inclusive nossas emoções. Não tem situação alguma que saia do olhar de Deus. Ele presta atenção em tudo o que acontece e Ele está sempre conosco (Lucas 1.28). Por mais difícil que pareça uma circunstância, Ele tem poder para resolver. Agora, isso só ocorre quando deixamos que Ele tome conta (I Pedro 5.7).

Crescemos e aprendemos que o que sentimos não é importante, que somos fracos se experienciamos isto ou aquilo. E como consequência, acreditamos que Deus não se importa com isso. Pelo contrário! (Mateus 11.28) Jesus sentiu todas as emoções que sentimos hoje – a angústia, o medo, a ansiedade, o pavor, o amor, a alegria.

Em Hebreus, capítulo 2, nos versículos 14, 15, 17 e 18, nos diz que temos um sacerdote e podemos recorrer a Ele, porque Ele sabe exatamente como nos sentimos, e pode ajudar. No meio do furacão temos medo, sentimos ansiedade, a tristeza, o pavor. E tudo isso Jesus já sentiu. E é por isso que podemos ter paz. Porque Ele sabe precisamente o que fazer, como acalmar nossos corações e dar fim ao furacão.

 

 

Músicas que ajudam a dar uma respirada (e talvez algumas lágrimas) no meio de tanta confusão:

(Clica no nome da música)

Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe

Em Teus Braços – Laura Souguellis

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Rebeca Brito de Andrade

Tem 22 anos, é uma psicóloga em construção. Acredita no poder que as pessoas têm de mudar e transformar o mundo delas. Prefere café com leite, sobremesa e só come bolo no dia seguinte. Ah, é, também, filha de pastor!