Início Artigos O Seu Coração Vai Bem?

O Seu Coração Vai Bem?

Uma canção para refletir: “Pedaços” – Gabriel Iglesias e Coral UNASP

Como estão as coisas aí dentro?

Não teve coragem de olhar, não é? Tudo anda tão corrido, confuso, sem sentido, que você acaba optando por deixar para lá. É, eu sei como é. Essa coisa de olhar para dentro de si e ficar um tempo arrumando as emoções e sentimentos pode ser desanimador.

É que não é algo que nos ensinam nas escolas. Olhar para o coração e assumir que nem tudo vai como o planejado é para os corajosos. São eles que entendem que a vida possui uma característica peculiar: ela é passageira. E por isso, assumem o risco de estarem na melhor forma possível – por dentro e por fora.

“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito”. (Provérbios 15:13)

Quando o coração vai bem isso surge naturalmente na vida da pessoa. As coisas que guardamos, os pensamentos, sentimentos, conclusões sobre a vida…no instante em que estão em equilíbrio, o riso é garantido, mesmo com circunstâncias adversas.

O contrário também é verdadeiro: se o coração não está lá essas coisas, fica difícil viver os dias com esperança. A angústia toma conta do lugar. E para evitar em contato com ela, muitas pessoas preferem nem olhar para dentro de si. Fingem que tudo está bem, e repetem essa mentira para si mesmos.

Se agir dessa forma prejudica a própria pessoa, nem preciso dizer que isso atrapalha os relacionamentos, não é? Pessoas com os corações cansados, sobrecarregados, desanimados, angustiados, rancorosos acabam por trazer todos essas inquietações quando estão com alguém.

Talvez elas não façam por mal. Você compreende que o que temos dentro de nós é “expelido”, transparecido em nossas atitudes, palavras e pensamentos? Foi o que Jesus disse em Mateus 12:34,  “a boca fala do que está cheio o coração”.

É importantíssimo que saber que o coração é preciso e que dentro dele as coisas precisam estar no lugar.

Para de correr de um relacionamento para o outro, apenas porque tem medo de encarar uma temporada sozinho. Para de guardar mágoa e rancor, perdoar torna a caminhada mais leve. Para de dizer para si mesmo que você não vale à pena, porque um dia Alguém morreu por você em uma cruz. Para de maltratar seu coração.

Para de maltratar seu coração. Você merece mais.

Te pergunto mais uma vez: o seu coração vai bem?

Se a resposta for “sim”, fico feliz de saber disso. Espero que você continue buscando estar em paz consigo mesmo e sempre limpando o que guarda aí dentro do seu coração. Uma limpeza vez ou outra faz muito bem para a vida!

Mas se a resposta for “não”, você sabe o que precisa fazer. É bem provável que doa encarar tudo o que está aí no seu coração. Talvez você tenha medo de olhar e perceber que não é o que você esperava. Não desanima! A dor precede a vitória, e isso tudo vai colaborar para o seu bem.

Respire fundo. Dê um tempo ao seu coração, e tenha ânimo. Entrega todos os cactos, que você tentou inutilmente juntar com as próprias forças, para Quem entende do assunto. Só Jesus conhece profundamente o meu e o seu coração. Deixa Ele cuidar disso.

“…o Senhor vê o coração”. (I Samuel 16:7)