OS BENEFÍCIOS DO COMPROMISSO

 Muitos cristãos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o que significa viver um Relacionamento nos moldes do COMPROMISSO, por isso diversas pessoas tem caído em armadilhas na área sentimental, muitas vezes até manchando o seu testemunho. Deus quer escrever uma nova história na sua vida amorosa! Ele quer realizar o seu sonho de constituir uma família, pois este sonho nasceu no coração dEle. Para viver essa grande promessa de Deus, há um preço a ser pago: viver em santidade. E o Compromisso é um relacionamento amoroso, fundamentado na santidade. Abaixo alguns tópicos para esclarecer melhor este assunto para você:


1.       O compromisso começa com a oração.

Conforme o artigo da semana passada “Oração a dois” (LEIA), a oração é o primeiro e principal passo para um relacionamento bem sucedido. Recomenda-se que o rapaz após se interessar na moça, entre num propósito pessoal de oração. Ao mesmo tempo, ele estará buscando ser amigo da moça, para conhecê-la melhor. Quando o moço perceber que há paz que vem do Esp. Santo para o relacionamento, ele irá convidar a moça para um período de 3 meses de oração, sem romantismos. Caso a moça se interesse primeiro por um rapaz, só poderá orar, mas NUNCA tomar nenhuma iniciativa, pois esta cabe ao homem. Se ele não tomar a iniciativa de orar com você, talvez isso seja um sinal de que ele não é a pessoa que Deus tem para você. Nunca tente chamar a atenção dele, apenas ore, e o Esp. Santo se encarregará do resto.

2.       O papel das autoridades

Os pais e a liderança da igreja são as pessoas mais adequadas para participar deste momento em sua vida. Compartilhe com eles o seu desejo de orar com alguém e peça cobertura de oração da parte deles. Saiba ouvir conselhos, pois eles tem muito mais experiência de vida do que você, e se eles não concordarem com a pessoa que você quer orar, repense! Depois no futuro não vai adiantar chorar, caso haja alguma decepção por não ter ouvido os conselhos. Os pais e a liderança devem participar de todo o processo do compromisso.

3.       Como funciona o compromisso na prática?

O compromisso é uma amizade mais profunda. O casal deve buscar se conhecer melhor, porém em santidade. Isso significa renunciar a agarramentos, beijos. Baseado na Bíblia, acerca das paixões dos jovens que os mesmos devem fugir do pecado. Não podem defraudar o seu próximo. Então, baseado nisto, sugiro um relacionamento mais santo e puro possível, baseado em diálogo, oração e intimidade com Deus. Rigorosamente evite o isolamento. Devem evitar de ficar muito sozinhos, pois é geralmente nestas ocasiões que os problemas acontecem.


4.       E se o casal está namorando, tem como se adequar ao compromisso?

O namoro não é bíblico!!!! A palavra namoro significa “fazer amor”, sabemos que biblicamente o sexo é abençoado apenas dentro do casamento. Se você já namora, tem vida sexual ativa, ou pelo menos beija de língua, ao optar pelo Compromisso, deverá renunciar as obras da carne, pois estas só trazem sentimento de culpa, vergonha e maldição. O beijo é um ato sexual. Nenhuma relação sexual começa sem carícia, toques e beijos, justamente porque o corpo precisa ser preparado. Então você e seu namorado devem conversar e tomar uma decisão radical de se tornarem Compromissados, para o bem do futuro de vocês. (Marcos 10:19)


5.       Quais os benefícios do Compromisso?

Os jovens são poupados de feridas na sua vida sentimental, como as que um relacionamento mundano normalmente traz, tais como: ciúme, competição, vida sexual precoce e outros. O Compromisso resgata o romantismo de dois jovens que estão apaixonados, agindo de forma santa, valorizando coisas preciosas, porém esquecidas, como: o diálogo, um abraço, a oração, a pureza, o ato de amor carinhoso de dar ou dizer qualquer coisa sem que esteja objetivando uma relação sexual, por exemplo. No Compromisso, um jovem com segundas intenções, vai embora, por não conseguir aquilo(sexo) que quer. Enquanto os que permanecem sobem ao altar totalmente santos, e o beijo dado após terem oficialmente casado, se torna algo único.


6.       Testemunho de quem vive o compromisso

Faz um ano e quatro meses que vivo o Compromisso e posso dizer que a melhor escolha que fiz na minha vida foi a SANTIDADE NO RELACIONAMENTO! É muito mais lindo, romântico, e a gente tem aquela paz de estar no centro da vontade de Deus. Eu e o meu “compromissado” temos uma sintonia maravilhosa, porque ao invés de ficar se beijando a gente conversa muito e oramos juntos a Deus. Eu que há anos atrás vivi a experiência do namoro percebo o quanto o compromisso é maravilhoso!!! Me sinto mais protegida, não tenho medo de me sentir culpada por causa de pecado, porque não damos brecha para o pecado no nosso relacionamento. Tenho a certeza que estou construindo um casamento estável, duradouro alicerçado em Deus. Vale a pena pagar o preço!



Grande abraço!



RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com