Perfil do Homem que espera em Deus


Temos exemplos bíblicos de alguns homens que escolheram pelo melhor de Deus em suas vidas. Características  que precisam ser observadas e vivenciadas para aqueles que desejam viver  a soberana vontade de Deus.

Precisamos em primeiro lugar entender que nada, absolutamente nada, foge do controle de Deus, e que por detrás de cada situação que nos cerca existe a mão forte do SENHOR trabalhando a fim de nos fazer aptos para abraçar sua vontade.

 Tantas vezes não compreendemos  os caminhos de DEUS, todavia temos a promessa que seus pensamentos são de paz e não de mal ao nosso respeito. Entre a promessa e o seu cumprimento temos uma jornada de espera, um tempo de semeadura e maturação que precisamos nos preparar para a chegada do milagre. Aprendi do SENHOR alguns princípios  no meu tempo de espera  que me preparam para a chegada da minha amada, gostaria de compartilhar os mesmos para sua edificação pessoal e para construção do que DEUS vai fazer na sua história.

• O primeiro princípio que aprendemos de Deus que Ele é o maior interessado na nossa FELICIDADE SENTIMENTAL.  Deus diz que não é bom que o homem esteja só (Genesis 2:18) a palavra nos afirma que casa e fazenda vem dos pais, mas do SENHOR vem a esposa prudente (Provérbios 19:14). Sendo assim o nosso tempo de espera precisa ser regado de oração, devemos está convictos que o nosso relacionamento com Deus demandará outros relacionamentos. Ter uma vida de oração é essencial para aqueles que estão esperando em Deus a sua amada. A oração nos transforma, traz cura para nossas emoções, afirma nossa identidade e nos leva a está pronto para um relacionamento segundo o coração de Deus.

Observando o capítulo 24 de Gênesis encontramos o relato da chegada de Rebeca na vida de Isaque, o versículo 65 nos diz que enquanto Rebeca vinha sobre os camelos ao encontro de Isaque, e este estava no campo orando,  creio que ele estava gerando a chegada da sua amada esposa. A oração é a primeira semente do tempo de espera, ela nos leva sonhar com o propósito de DEUS para o futuro relacionamento.

 • O segundo princípio que aprendemos é DESCANSAR. Deus quando fez Eva para Adão o levou a um profundo sono – a um descanso -, e enquanto Adão dormia Deus trabalhava tirando de suas costelas aquela que seria sua companheira para sempre. Temos de Deus a promessa que ELE nos dá enquanto dormimos (Salmo 127:2). Quando estamos dormindo estamos descansado, imagina só Adão acordando do seu profundo sono e DEUS apresentando a  ELE sua esposa. É preciso abrir mão dos conceitos que aprendemos e irmos ao SENHOR e buscarmos Nele o descanso necessário para a chegada daquela que vai dividir conosco os nossos dias. Não é fácil descansar em Deus, mas está é maneira bíblica e correta de conduzirmos nossas vidas sentimentais

• O terceiro princípio que aprendemos é a SANTIDADE. A vontade de Deus é a nossa santificação (1 Tessalonicenses 4:3-4). Vivemos em uma cultura onde para se provar a masculinidade o homem precisa sair “pegando” um monte de menina e assim colecionando diversos corações. Muitos jovens optam por essa vida de pegação, e as conquistas são verdadeiros troféus que provam a tal “masculinidade”. Homem que é homem não é aquele que tem muitas mulheres, mas é aquele que tem uma única mulher e a conquista todos os dias. Precisamos como Jó fazer um compromisso com os nossos olhos em não nos comprometermos com a imoralidade (Jó 31:1). É necessário abrir mão dessa cultura machista e nos abrirmos para a Cultura do Reino. Pureza também é coisa de homem. Deus ama e honra aqueles que escolhem se santificar!

 • O quarto e último princípio é a MATURIDADE EMOCIONAL E FINANCEIRA: No livro de Provérbios 24:27 Salomão escreve sobre a importância de ter as coisas bem resolvidas a fim de assumir um compromisso como família. Tenho visto muitos jovens que assumem um relacionamento sem estarem bem resolvidos consigo mesmo e o pior ainda dependentes financeiros dos pais. Como poderão construir sua família se na primeira discussão acabam se ofendendo, e não são capazes de honrar com os compromissos financeiros de um casamento?!

Quer casar? Encontrar sua varoa? Então se prepare emocionalmente e financeiramente. Namoro do cristão tem um propósito que é o casamento. Abra uma conta poupança e comece a guardar dinheiro para futuros investimentos, escolha crescer emocionalmente como diz o apóstolo Paulo; abandone as coisas de menino e se torne HOMEM de verdade.

Esses foram alguns princípios que aprendi com o Espírito Santo durante o meu tempo de espera. Deus deseja preparar uma geração de meninos que se tornarão homens a fim de constituir famílias segundo o seu coração.

Por Janilson Viana, Igreja Batista da Multiplicação, Matozinhos-MG.

Email: janilsonviana22@hotmail.com

mm
Simone Messina Gomez Facebook Twitter Imprimir

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE