Reconstruindo a vida após sofrer abuso – o testemunho de Joyce Meyer

Um dos temas mais delicados de se abordar é quanto ao abuso sexual sofrido por muitas pessoas, em silêncio, e que traz marcas profundas em suas vidas… É um assunto pesado, dolorido, desagradável… O trauma de ter sofrido abuso deixa marcas terríveis e reflete no comportamento da pessoa que passou por isso. Negativismo, desconfiança, insegurança, medo, desesperança… São sentimentos relatados e levados para a vida adulta, roubando os sonhos e a esperança.

A pergunta que fica é: Como sobreviver após ter sofrido abuso? Como reconstruir a vida? Como voltar a sonhar?

A pedido de alguns leitores do Eu Escolhi Esperar e com o auxílio do Espírito Santo, decidi pesquisar a história de uma mulher cristã que apesar de ter sofrido abuso sexual e emocional, conseguiu dar a volta por cima e hoje vive os planos de Deus. A partir do testemunho da pastora e escritora Joyce Meyer, veremos como é possível que uma pessoa reconstruir sua vida, mesmo após ter vivido algo tão devastador.

Joyce Meyer foi vítima do abuso físico, mental, emocional e sexual quando criança. Contudo, hoje ela tem um ministério internacional de cura emocional para aqueles que sofrem como ela sofreu. No livro “Beleza em Vez de Cinzas”, ela destaca grandes verdades que trouxeram cura à sua vida e descreve como outras vítimas de abuso podem, também, experimentar a cura de Deus. Joyce Meyer sofreu por 33 anos os devastadores efeitos do abuso. Agora, Deus transformou suas cinzas em beleza e chamou-a para ajudar outras a permitir que Ele faça o mesmo na vida de cada um.

“O plano do inimigo era usar os anos de abuso que sofri para me destruir. Se eu tivesse escolhido continuar respondendo às minhas circunstâncias com uma atitude negativa de raiva e amargura, ele teria tido sucesso. Mas escolhi ser positiva e crer que o plano de Deus para me cicatrizar e restaurar viria. Isso aconteceu, e agora Ele está ajudando milhões de pessoas por intermédio do meu testemunho! Tendo uma atitude positiva não somente os limites daquilo que Deus pode fazer dentro nós são retirados, mas também nos ajuda a ver nossas circunstâncias da perspectiva de Deus e nos capacita a desfrutar nossa vida diariamente” (Joyce Meyer)

Sempre temos uma escolha sobre como nossa atitude será ao longo da vida que vivemos. Quando decidimos reagir diante de nossas circunstâncias com uma atitude negativa – como autocompaixão, ressentimento ou amargura –, isso dificulta a Deus fazer tudo o que Elequer fazer na nossa vida e nos priva de alcançar nosso potencial completo.

Uma atitude positiva é resultado de focar na coisa certa – Deus. Quando focamos no problema em vez de em Deus, nos perdemos Sua perspectiva da nossa situação.

Creio que mais do que qualquer outra coisa, nossa atitude é o que determina o tipo de vida que iremos ter. É especialmente importante manter uma atitude positiva, pois Deus é positivo. E quando somos positivos, isso O libera para trabalhar na nossa vida.

“Essa foi uma área na minha vida na qual Deus realmente teve de me ajudar. Muitos anos atrás, eu era uma pessoa extremamente negativa. Muitas coisas devastadoras me aconteceram que me deixaram receosa de acreditar que alguma coisa boa poderia sempre acontecer. Como resultado, minha filosofia inteira era: “Se você não esperar nada de bom para acontecer, então não vai ficar desapontada quando isso não acontecer”. Se meus pensamentos fossem negativos, então minhas palavras e, portanto, minha vida também o seriam. Quando realmente comecei a estudar a Palavra e confiei em Deus para me restaurar, uma das primeiras coisas que Ele me mostrou foi que o negativismo tinha de sair. De fato, quanto mais tempo eu servia a Deus, mais eu percebia o poder tremendo que havia em ser positivo em ambos os pensamentos e palavras. Creio que, quando mantemos uma atitude positiva, Deus faz até mesmo as coisas que o inimigo planeja para o nosso mal trabalhar para o bem – e não somente para o nosso bem, mas também para o bem de muitas outras pessoas. Minha própria vida é um exemplo perfeito.”  (Joyce Meyer)

Joyce Meyer venceu…Casou-se e teve filhos. Sua vida foi reconstruída com a ajuda de Deus.

Não guarde esse segredo só com você, não se culpe, não tenha medo. Procure alguém em quem possa confiar e abra o coração…

Certamente o processo de cura não é instantâneo…requer em primeiro lugar, a decisão de querer vencer o trauma do abuso. Mesmo que você não sinta forças para continuar, clame a Deus! Derrame suas lágrimas diante de Jesus Cristo e ele poderá conduzir você. Não permita mais que as lembranças negativas paralisem o seu presente e o seu futuro. Ainda há esperança…


“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se

renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua

raiz, e no chão morrer o seu tronco ao cheiro das águas brotará, e dará

ramos como a planta nova”. (Jó 14:7-9)


Deus vai restituir a sua vida, assim como restituiu a Jó.

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Simone Messina Gomez

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com