Home Artigos Reconstruir

Reconstruir

443
0

Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir.
Eclesiastes 3.1-3

Quando lemos esse trecho de Eclesiastes, imediatamente associamos às nossas decorrências pessoais. O livro tem como grande lição que a vida humana não centralizada no prazer em Deus está destituída de propósito e sentido.

Toda vida destituída de propósito tende a cair na mesmice da impaciência ou reflexão pessoal que é distante da vontade de Deus. Uma reflexão de tempo, como Eclesiastes Cap. 3 destaca, encara nosso eu de frente, identificando dores, cicatrizes, aquilo que foi destruído por um passado recente ou até mesmo distante, mas que ainda não foi curado.

Em outras palavras o trecho está dizendo “há tempo para tudo em nossas vidas, principalmente de construir e alimentar nosso eu pelo prazer da presença de Deus em nós”.

É importante tirar um tempo para si. Há debaixo do céu tudo aquilo que contribui para o bem daqueles que crescem segundo a vontade de Deus. Quando procuramos reconstruir nosso ser, é o momento que devemos buscar Deus para entender o porquê do ocorrido ter nos machucado tanto, e como isso pode ser aliviado aos poucos.

Assim como esperar, reconstruir deve ser um ato seu em exclusividade com Deus. É momento onde você reflete sobre suas idas e vindas, passado, presente e futuro, e além de tudo, sobre seu relacionamento interpessoal. É a hora que tiramos para saber o que devemos fazer para cicatrizar nossas feridas, melhorar nossas atitudes, mas acima de tudo vivenciar esse momento de intimidade com Deus.

Mais do que somente esperar o tempo certo, tudo deve ser com calma e zelo para não atrapalhar o aprendizado que se acolhe desse processo. Procure não se depreciar por achar que nunca chega a hora certa, ou a pessoa de Deus, ou emprego certo, etc. Apesar de doloroso esse momento, é somente assim que adquirimos maturidade suficiente para encarar o próximo desafio.

Reconstrua com zelo, caminhe com Deus, e desfrute daquilo que somente um relacionamento íntimo com Ele pode proporcionar: a alegria de saber que para toda bênção há um momento adequado para tal.