Home Artigos Resiliência e perseverança

Resiliência e perseverança

480
0
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
Romanos 5. 3 e 4

Vivemos em tempos de busca incessante por sensações, emoções, sentimentos que nos agradam. Parte da nossa vida consiste em buscar prazer e evitar a dor e sofrimento. Sabemos que nosso caminho nesse mundo provoca algumas circunstâncias, algumas podemos evitar, mas há sempre aquelas que não podemos desviar.

Perseverar em meio essas ocasiões é uma tarefa árdua, mas não impossível. Como ser paciente com aquilo lhe incomoda? Sabemos que isso é comum em nossas vidas, mas não devemos dar brechas para nos derrubar.

Na carta de Paulo aos Gálatas no capítulo cinco nos deparamos com princípios cristãos que nos levam à liberdade. No versículo 22 Paulo destaca os frutos do espírito: o fruto do espírito é…longanimidadeUma pessoa longânima é aquela que é paciente, firme, constante e persistente. Aquele que enfrenta os problemas da vida de forma à aprender com eles.

É normal que vivamos por processos desgastantes, seja por relacionamentos quebrados, dores passadas ou frustrações pessoais. Longanimidade é um atributo que vem do nosso Senhor, e adquirir essa característica nesses momentos é importante, pois trata-se não somente de superação de dores, mas também de proximidade da identidade de Deus em nós.

Desenvolver longanimidade é produzir resiliência. Resistir aquilo que nos persegue, que nos joga pra baixo, encarar as adversidades de frente. Jesus Cristo é Senhor e tomou nossas dores, não podemos deixar destruírem nossa capacidade de resistir. A morte e ressurreição de Jesus Cristo é a maior prova de que Deus acredita em nossa capacidade de dar a volta por cima, nos restaurar. Levantar do chão, tirar a poeira da roupa e continuar a trilhar com Jesus Cristo ao lado nos guiando, é por isso e somente isso que Ele deposita tamanha fé em sua criação.

Persevere em Deus, persevere em si mesmo! Nunca desista de moldar seu caráter em favor do ato de Deus. Perseverar é encontrar a obra perfeita que opera na paciência, na virtude comprovada e na esperança de que dias melhores estão por vir – Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5.7 e 8.