Resiliente

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.”Filipenses 4:12

Resiliência: Combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas sem entrar em surto psicológico.

Eu sou um cara que gosta muito de filme, acredito que esse lance de assistir filme é pra todo mundo, sabe? Cinéfilo, quase um elogio para muita gente. Nesses filmes, o que mais aparece (dependendo da proposta do mesmo) é alguém lutando e vencendo. Superação. Objetivo de vida. Superando barreiras.Mas o que mais me impressiona nessas ocasiões, é o quanto o ator/atriz aguenta apanhar. Bicho, fico besta com isso. O rapaz sofre o tempo todo, quase morre, fisica e mentalmente. Mas tá lá, de pé, lutando pelo que quer.

Assim somos nós, não é? A vida as vezes bate, nossas escolhas erradas e suas consequências, nossas escolhas certas e o tratamento de Deus para que estejamos preparados. Tudo que acontece tem um preço, ora doce e simples de engolir, ora salgado, azedo, que só desce com muito esforço.

Certo dia ouvi em um filme, Rock IV – Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.” – Pensei durante dias sobre isso, o quanto eu aguento apanhar e continuar seguindo em frente. Isso é resiliência. É quase um desenho animado, não conheço um cara mais resiliente do que Seiya. (Quem não souber, não teve infância ¬¬’ )

E quem poderia se identificar mais com essa palavra – Resiliência – do que Paulo? Preso, machucado, ferido, xingado, humilhado, servo, feliz, cristão verdadeiro, forte, resiliente. O que ele sofreu, não se compara ao que sofremos hoje, mas Paulo tinha um objetivo, pregar a palavra, anunciar Cristo. E assim o fez com maestria, força e coragem. Em momentos de tribulação, Paulo não desviou seus olhos de Jesus. Manteve seu foco em quem te ajudaria, em quem o manteria de pé.

E o mesmo acontece conosco. Apanhamos muito, somos humilhados, sofremos. Mas quando mantemos o olhos no Pai, continuamos firmes. Dúvidas? Murmurações? Não, prefiro confiar em um Deus bondoso e que mesmo em meio a tribulações, sofrimentos, vale da sombra da morte, mesmo assim está comigo. (Salmo. 23:4)A maior promessa que encontro na Bíblia, é a de Mateus 28:20 – E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Ele estará conosco, Ele estará ao nosso lado, não importa o que aconteça. E Ele não mente.

Ser resiliente, aguentar as pancadas da vida, o tratamento de Deus, suportar o que viver, é ter os olhos voltados a Deus em qualquer situação. Paulo sabia estar abatido, sabia estar em abundância, passou fome e tantas outras coisas, mas em nenhum momento desistiu, em nenhum momento ele olhos para trás, continuou com os olhos fitos em Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé. (Hebreus 12:2)

Se você apanha hoje, é porque aguenta. Ser resiliente é uma prova de força e resistência. É um teste pros fortes. Mas é uma força que vem do alto. De Cristo.

Não desista.Não tire os seus olhos de Deus.Confie nEle e sua provisão virá.Resiliência. Resiliente.

(Texto de meu amigo Rodrigo Guimarães)

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Gustavo Pestana

Sou natural de Ilhéus-Ba, formado em psicologia e graduando em teologia. Membro da igreja batista da Urbis na minha cidade. Amo escrever e compartilhar o amor d Deus. No momento estou trabalhando com missões urbanas. Também trabalho em dois projetos sociais: Um que com crianças com câncer e um com crianças carentes.