Home Artigos Sem parar, sem cessar, sem vacilar

Sem parar, sem cessar, sem vacilar

981
0

Respira fundo, e não para: Take Courage – Bethel Music

A vida é movimento. A vida é experiência.

De certo, alguns trajetos, pessoas e momentos da vida podem marcar de maneira negativa nossas histórias. Jesus deixou bem claro, em João 16:33, que teríamos dificuldades. A promessa, no entanto, vai além: Ele venceu o mundo, e tal verdade nos impulsiona a continuar vivendo, sem cessar – apesar das chacoalhadas e dos tropeços.

Moisés foi um homem que viveu sua missão de vida de maneira plena. Ele foi chamado por Deus para conduzir o povo de Israel à Terra Prometida. Certamente, não foi uma tarefa fácil ou de apenas um dia. O líder israelita passou por aflições antes mesmo de sair da terra do Egito (Êxodo 7.8 – 12.9). Entretanto, o relato de Números 33.3 nos diz algo sensacional:

“Partiram, pois, de Ramassés no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte ao da páscoa, saíram os filhos de Israel, corajosamente, aos olhos de todos os egípcios”. (Números 33.3 – Grifo da autora)

Não foram poucos os “perrengues”, contratempos, impasses, resistências, adversidades e tribulações que Moisés passou durante sua passagem nesse mundo. E mesmo assim, permaneceu firme. Exerceu uma liderança enraizada no relacionamento que tinha com o Eu Sou, e foi capaz de transmitir a todo um povo uma coragem vinda do alto. O Egito era um local de sofrimento. Um cenário marcado pela escravidão, aflição, dor. A fé de Moisés no Deus Eterno contagiou a todos e eles partiram, seguiram em frente. Foram adiante e com coragem.

O exemplo de Moisés continua ecoando em nossos dias. Uma das histórias bíblicas que comprova uma verdade incrível: viver os sonhos e a missão de Deus é uma aventura com certos riscos, porém, não estamos sozinhos (Mateus 28.20). Ele promete que irá nos proteger em cada etapa da jornada. O amor Dele lança fora todo e qualquer medo que poderá surgir no caminho (I João 4.18).

Ao se decidir por viver aquilo que Deus desejava, Moisés precisou dedicar sua vida ao conhecimento do Senhor (Êxodo 19.3). Quando uma pessoa se propõe a buscar a Deus e ter mais intimidade com Ele, é inevitável que ela não se pareça cada vez mais com o Senhor. Porque esse é o propósito (Efésios 4.13)! Ao passarmos horas e mais horas com o Criador, reconheceremos com maior facilidade a sua voz (João 10.27). Estar mais perto de Jesus significa se debruçar em sua Palavra, estudar as Escrituras e por fim, colocá-las em prática (Marcos 7.24-27). Esse é o segredo para viver uma vida sem vacilar, sem cessar: um relacionamento firmado e seguro com Jesus (Provérbios 3.26).

O desejo de Deus é que sejamos constantes, pessoas reais que possuem relacionamentos firmados Nele. Nesse movimento que é a vida, alguns ritmos talvez surjam para nos abalar, com o propósito de cessar nossa caminhada. São nesses momentos que devemos nos apegar à graça imutável do nosso Deus.

Ele é real. Ele é amor. Ele é a vida. Ele é. Podemos caminhar nessa certeza: Ele permanece sendo Deus, mesmo quando o mundo desaba ao nosso redor. E sua infinita graça nos leva a seguir adiante, por caminhos misteriosos – na maioria das vezes. Mas com os corações cheios de coragem, porque sabemos que Ele sabe para aonde devemos ir. E aos olhos de todos – Deus nos conduz em paz (Jeremias 29.11).

Moisés “pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como aquele que vê o invisível” (Hebreus 11.27). Sofremos com os baques da vida quando perdemos de vista. Moisés sabia para Quem devia olhar. A caminhada cristã exige confiança. Deus nos garante que irá nos socorrer, não importam as circunstâncias (Salmo 121.1-8).

Portanto, o desafio de Deus para nós é que caminhemos. O Senhor criou a vida, e Ele espera que desfrutemos das montanhas e dos vales. Uma jornada que requer coragem, que nos ensinará a sermos fortes, e que certamente, nos levará ao destino.  A nossa viagem para chegarmos em Casa já começou. Até lá, andaremos seguros, firmes, constantes, crendo que cada instante fez e fará diferença em todo o processo. Um pé e depois o outro, confiando que Ele conduzirá todo o caminho. Sem parar. Sem cessar. Sem vacilar. Um passo de cada vez. E todos eles com Jesus.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Digite seu nome aqui