Sinais de que você não está preparado(a) para casar


Antes de me casar, eu me lembro de pessoas medizendo coisas como: “O casamento é impressionante, mas também dá muito trabalho.” Ou: “O casamento é uma instituição maravilhosa, mas você vai ser desafiado como nunca antes.” Ou “Casar é a coisa mais surpreendente da terra, mas… você também vai descobrir novos níveis de egoísmo em seu coração que você nem sabia que existiam.”

Bem…  eu percebo que todas essas afirmações são corretas. O casamento é uma bênção incrível de Deus, mas é também uma das mais “santificadoras” experiências que eu já tive na minha vida.

Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos últimos anos, é isto: Casar, e permanecer casado, não é para os fracos de coração.

É preciso doses constantes de amor, humildade,perdão, paciência, sacrifício e abnegação.

Viver com sua alma gêmea constantemente tem suas principais vantagens, mas também tem algumas provações.

Não é fácil sempre colocar as necessidades de outra pessoa acima das suas. Não é fácil humilhar-se regularmente e buscar o perdão. Não é fácil mostrar amor a alguém, mesmo quando você não “sente” esse amor.

Não é fácil… mas vale a pena. Casamento expõe nosso pecado e revela a nossa necessidade de Cristo de maneiras que não experimentamos antes. Quando feito corretamente, o casamento se torna uma ferramenta incrível que nos molda e nos forma à imagem de Cristo.

Então, eu recomendaria o casamento para você? Absolutamente! Sem dúvida!

No entanto – porque o casamento não é fácil, eu não recomendaria a qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. Antes de caminhar até o altar, eu acho que você precisa ter algumas coisas fundamentais em mente.

Nem todo mundo está em uma boa posição para se casar. Na verdade, estes são alguns sinais óbvios de que você não está completamente pronto (a) ainda.

Eu te encorajo e desafio a observar a seguinte lista em seu coração. Confie em mim, o mais forte que você estiver fundamentado antes de se casar, será melhor para você a longo prazo.

Aqui estão 5 sinais de que você não está pronto para o casamento ainda:

1. Você não tem uma forte relação com Cristo.

Uma das razões que Deus criou o casamento foi para refletir a imagem de Cristo e da igreja através da noiva e do noivo. Um casamento forte vai entender isso e consequentemente vai se esforçar para tornar-se mais semelhante a Jesus. Os casamentos mais bonitos e cheios de alegria do planeta são os que concentram suas vidas em torno de Cristo.

Se Jesus não é o centro de sua vida agora, ele provavelmente não vai ser o centro de seu casamento depois. Gaste tempo para
conhecer seu Salvador hoje, para que possa refletir o Seu caráter de uma forma poderosa quando você se casar.

2. Você olha para caras para encontrar o seu preenchimento.

Ao contrário da visão de romance e casamento que Hollywood prega de “felizes para sempre”, encontrar seu homem dos sonhos não vai lhe trazer felicidade duradoura. Se você estiver procurando por um cara que preencha os desejos do seu coração agora mesmo, então você está apostando a sua felicidade em areia movediça. Se você tiver esse padrão de pensamento em seu casamento, será desastroso.

Ao definir todas as suas esperanças e expectativas sobre um cara, você está se preparando para uma constante decepção. Nenhum homem jamais pode preencher os anseios mais profundos do seu coração, só Cristo pode fazer isso.

3. Você consistentemente desrespeita o seu pai.

Bons casamentos são construídos sobre fundamentos de amor e respeito. A Bíblia chama as mulheres a respeitarem seus maridos: “e a mulher reverencie seu marido.” (Efésios 5: 33b). Se você está constantemente desonrando seu pai/autoridade agora, você está se preparando para fazer a mesma coisa com o seu marido.

Padrões pecaminosos não desaparecem só porque as circunstâncias mudam. Eles podem ir embora por pouco tempo, mas eles vão ressurgir novamente. A melhor maneira de praticar o respeito para com o seu futuro marido é honrar e respeitar seu pai agora.

4. Você está envolvido em contínuo pecado sexual.

O pecado sexual está no topo na lista de por que os casais se divorciam hoje. O adultério, pornografia e infidelidade estão rasgando aos pedaços os casamentos. Se você está lutando com um pecado sexual habitual, não se engane pensando que o casamento vai corrigi-lo. Não vai.

Tiago 1:14 diz: “Mas cada um é tentado, quando atraído e seduzido pelo seu próprio desejo.” Se você está atraído e seduzido por sua carne agora, você vai ser atraído e seduzido durante o casamento. A melhor maneira de construir uma base sólida para seu casamento é se arrepender de seu pecado sexual e se propor a viver uma vida consistente de pureza.

5. Sua maior preocupação é a sua felicidade pessoal.

Nós vivemos em uma cultura do “eu”, “do foco em si mesmo”, do “é tudo sobre mim”. Nossa felicidade pessoal e prazer é o maior foco em anúncios hoje. Nós crescemos com esta mentalidade que diz: “Se você não está feliz com ele, abandone-o.” Infelizmente, essa mentalidade está destruindo casamentos. Ninguém quer dar. Ninguém quer ser humilde. Ninguém quer dar sua vida para outra pessoa.

Se você só está preocupado com você mesmo hoje, as chances são que você vai estar preocupado com você mesmo em seu casamento.
Essa é uma receita garantida para as dificuldades, raivas e expectativas não atendidas.

Casamentos fortes devem ser construídos sobre uma base de serviço, sacrifício e abnegação.

Então, como você fez? De acordo com esses cinco sinais, você está pronto para o casamento ou não?

Se uma, duas ou todas essas cinco áreas refletem sua atitude de coração hoje, então eu desafio você a começar a trabalhar imediatamente. Se você quer ter um casamento forte que dure até que a morte os separe, então você precisa desenvolver um caráter forte agora.

Não espere até que você encontre o “Sr. Certinho”para fazer mudanças. Comece hoje. Leve a sério.

Vamos conversar…

• Seja honesto agora. Qual das cinco áreas é o seu ponto mais fraco?

• Por que você acha que o casamento será mais difícil se você estiver lutando nessas cinco áreas?

• Que mudanças você pode fazer hoje para trabalhar pro-ativamente em uma dessas cinco áreas hoje?

(Este post é uma tradução de um artigo de Kristen Clark, publicado originalmente no blog
bold”>permissão da autora. O artigo original pode ser encontrado no link:

 

mm
Simone Messina Gomez Facebook Twitter Imprimir

Simone Messina Gomez. Funcionária pública e escritora cristã. Membro da Igreja Bastista Nacional de Santa Maria, RS. Autora do livro O valor de estar solteiro e de muitos outros que estão por vir! Casada com Pedro Tasca Gomez. Ministramos seminários sobre Vida de solteiro, Romance Real e Santidade. Contato: simessina@gmail.com

seta

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE