Talvez você não tenha aprendido tudo

“Você ainda não encontrou a pessoa da sua vida porque talvez ainda não tenha aprendido tudo o que precisa”. Se você já ouviu essa frase em algum momento da sua vida, levanta sua mão aí! Esse texto é para todas as pessoas que já estão na “espera” faz tempo. Que têm vivido momentos de muito aprendizado com Deus, que derramam seus corações na presença Dele e mesmo com tudo isso, parece que o aperto no coração não passa.

A sensação é semelhante a de falta, uma saudade de algo que não é fácil descrever. A espera parece que não tem fim. E na expectativa do tão aguardado encontro, o coração voa. Sonha alto com os momentos de amor que – uma hora – acontecerão. Por que será que mesmo depois de tanto crescimento, amadurecimento a resposta não veio? Será que ainda falta aprender algo? É, talvez.

Conversando com meu amigo sobre isso, uma das reflexões que conseguimos formular foi a de que possivelmente, nesse momento de espera, criam-se muitas expectativas. E há uma chance grande de você pensar: “E que mal tem nisso?” A princípio, se a situação for analisada de longe, não há com o que se preocupar. Mas te peço um favor: se aproxime mais um pouco. Consegue enxergar? Quanto mais altas as expectativas, maiores as chances de frustração e decepção. Dá uma olhada nesse artigo aqui. Há, também, o risco da cobrança. Deixe-me te explicar melhor…

Você tem orado por alguém. Suponhamos que este alguém agora, nesse exato instante. Você não consegue descrever o que sente no peito – é uma mistura de amor com “alegria” infinita. E depois de tanta espera, não vê a hora de tudo aquilo que sonhou, finalmente, acontecer. Calma lá! Talvez, não aconteça. Não com todos os detalhes e momentos idealizados. Pode ser que surja o sentimento de decepção – tanta espera, e pouco daquilo que sonhou e criou na imaginação.

Uma outra possibilidade é a cobrança. Você passa a reivindicar comportamentos e atitudes de quem você tanto desejou ter por perto. O fato dela não seguir o script que  você planejou pode ser catastrófico – se você não souber lidar com o fato de que tudo (ou quase nada) é do jeito que se espera.

Enquanto você não depositar em Deus os seus sonhos e entender que a alegria e felicidade que você tanto procura estão Nele e não em alguém que ainda vai chegar, nada acontecerá. Só há plenitude de alegria na presença Dele (Salmo 16.9). Não importa quantos passeios no parque de mãos dadas, pôr-do-sol romântico na praia, filme com pipoca e brigadeiro você imagine. Nada disso preencherá seu coração de felicidade. Você só será satisfeito no Senhor. 

E talvez seja isso o que você precisa aprender nessa fase. A pessoa amada não pode ocupar o lugar de Deus na sua vida. Ela será um instrumento para te ajudar na caminhada da vida. E vocês viverão muitos momentos elaborados e planejados por Deus!

Entrega para Deus tudo o que sente e sonha. E confia Nele. Ele sabe e faz! Você não precisa se preocupar com detalhes, Ele criou o universo com uma palavra. Imagine a grandiosidade da história de amor que Ele pode escrever para você. Fique tranquilo, e se deleite no Senhor (Salmo 37.4). Ele concederá os desejos do seu coração e te dará a felicidade que vem direto do coração Dele!

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Rebeca Brito de Andrade

Tem 22 anos, é uma psicóloga em construção. Acredita no poder que as pessoas têm de mudar e transformar o mundo delas. Prefere café com leite, sobremesa e só come bolo no dia seguinte. Ah, é, também, filha de pastor!