Home Artigos Tire o peso de si

Tire o peso de si

1381
0

Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve.
Mateus 11.28-30

Nos tempos de Jesus Homem havia as mais variadas discussões sobre o que devia ou não ser feito para cumprir os parâmetros religiosos de Israel, a famosa Lei de Moisés. Não cabe aqui discutir as interpretações que a Lei de Moisés produz na comunidade Cristã, mas sim o peso de cumpri-la, pois assim como são nossas atitudes longe de Cristo, se torna imenso peso sobre nosso viver.

Em diversas ocasiões sentimos sobrecarga emocional. Parece que sentimos a obrigação de sermos fortes o tempo inteiro. O desgaste emocional produzido por relacionamentos complicados, amores quebrados, amizades desfeitas, tornam-se fontes de imenso pesar emocional. É normal sentir tudo isso.

O problema está em deixar esses maiores pesos sobre os ombros dominarem nosso ser. Relacionamentos destruídos e seus passados produzem grandes machucados emocionais, podemos assim dizer. Deixar que esses machucados cresçam em nós é dar brecha ao peso para te esmagar.

Quando Jesus fala sobre a suavidade da sua carga Ele na verdade está pegando seu/nosso peso para carregar nos ombros dEle. Assim como Ele é o único que cumpre a Lei de Moisés na íntegra, também carrega para si toda nossa carga emocional, todo machucado da nossa alma, toda dor que aflige nossa vida.

Quando deixamos Jesus agir sobre nossa dores, não há passado que seja pesado, não há relacionamento, namoro, amizade que não possam ser restaurados e/ou superados. A carga de Jesus é transferida para nós quando deixamos Ele carregar a nossa. Quando fazemos isso, estamos entendendo que Jesus é Deus sobre nossas dificuldades, que somente seu amor é capaz de curar toda mazela.

Jesus está dizendo: “Esse peso é demais para você. Está te sobrecarregando, te cansando. Jogue fora isso. Descanse no amor de Deus e sua graça. Tome sobre você meu jugo suave e o meu fardo leve.”