TRANSFORMAÇÃO DA MENTE

Renovação da mente….já conhecemos bem esse versículo, mas será que vivemos realmente ele? A palavra diz: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2.

Busquei duas versões de bíblias desse versículo e percebi que ele fala:

1) Não se conformem

2)Não se amoldem

Outras versões ainda dizem para não nos ajustarmos a essa cultura a ponto de não poder pensar mais e não viver como as pessoas desse mundo vivem. Sobre a renovação da mente diz:

1) do entendimento

2) da mente

Nas outras versões diz para deixarmos Deus nos transformar por meio de uma completa mudança na nossa vida e concentrarmos nossa atenção em Deus e assim seremos mudados de dentro pra fora, pois a cultura desse mundo nos puxa sempre pra baixo ao nível da imaturidade, mas Deus extrai o nosso melhor e desenvolve em nós a verdadeira maturidade.

Vemos então que tudo está na nossa mente, no fato de entendermos e não nos acostumarmos com o padrão que o sistema do mundo tenta sutilmente e agressivamente nos fazer engolir e viver. O mundo quer nos moldar ao seu sistema, caso contrário nos tornamos uma ameaça a ele como no filme Divergente. Mas o que é então renovar e transformar a mente?

Nossa vida está sempre em um processo de transformação, essa é a vontade de Deus, nos santificar, transformar, moldar, aperfeiçoar através das circunstâncias que são os treinamentos espirituais que o pai faz em nós. Entramos em uma metamorfose espiritual de tempos em tempos como a transformação da lagarta em borboleta. Metamorfose significa mudança no estado ou no caráter, ou seja, físico ou moral, adquirir novos hábitos, estar aberto para coisas novas, buscar novo estilo de vida e revisão de regras, valores ou compromissos.

Sendo assim, como está nossa mente? O que temos pensado a nosso respeito, a respeito do próximo? o que temos sentido? Nossos pensamentos e sentimentos estão na nossa alma e refletirão em atitudes e comportamentos que são reflexo da nossa alma. Pelas atitudes conseguimos ver de fora o que está dentro. Nossas emoções mostram quem controla nossa mente. Existe uma guerra na nossa mente e em nossas emoções em todo o tempo por uma disputa de território. Quem tem vencido?

Uma mente descontrolada e desequilibrada emocionalmente faz pessoas serem inconstantes, inseguras, medrosas, vulneráveis e alvos (presas) emocionais fáceis. São levadas mais facilmente por palavras, sentimentos e ações e criam bloqueios na mente. O que tem bloqueado sua mente impedindo de acessar o novo de Deus? Esse bloqueio na mente afeta nosso corpo, alma e espírito. Alguns exemplos exemplos são o medo, prisões do passado, incredulidade, preocupações, projetos que começamos e não terminamos, acomodação, mudança de estilo de vida, mudança de alimentação pra saúde e ou emagrecimento…são tantas coisas que podem nos paralisar que podemos nos ver em meio a uma confusão na mente, cheios de ansiedade e assim só nos afastamos da mente de Cristo.

Diante de todas essas coisas como podemos renovar e transformar nossa mente? ENTENDIMENTO. Essa é a chave para toda e qualquer mudança e transformação na nossa vida. Quando entendemos qual é a verdade ao nosso respeito, a nossa identidade, conhecemos a verdade e ela nos liberta. Isso vale pra tudo na nossa vida. Não existe uma fórmula de matemática pra decorar e resolver os problemas, tudo que precisamos é entender que precisamos da mudança e chamar a verdade que é a Palavra sobre nossa mente, sentimentos, emoções e situações e ela nos libertará de toda prisão e bloqueio na mente. O governo da nossa mente e emoções tem que ser do Espírito e não das circunstâncias. Sentimento não é alimento, eles oscilam mas o Espírito é imutável! Declare a Palavra, chame a luz de Deus que dissipa as trevas da nossa mente e ela será completamente transformada. Adore, cante. Davi tocava a harpa quando Saul estava com a alma (mente, emoções) atormentada e ele ficava livre. O louvor quebra cadeias.

Deus nos fez para termos uma mente de autoridade e governo sobre nossa alma, emoções e sentimentos. Precisamos acessar a mente de Cristo, pensar, sentir e agir como Ele. Isso é possível através de uma mente que passa constantemente por uma metamorfose. A mudança do entendimento nos dá autoridade pra vencer as guerras na mente, emocionais, na saúde, nas finanças, na vida sentimental e em tudo que está ao nosso redor, ou seja, o externo, porque o interno entendeu e mudou. Quando você muda, tudo muda.

Quando mudamos nossa mente mudamos nossas escolhas e assim mudamos nossa vida. Hábitos e atitudes só mudam quando nossos sentimentos mudam. Nossos sentimentos só mudam quando mudamos nossa mente e a mente só muda quando pensamos nas coisas do Alto! (Josani Barros -Five Nations/Brasil de Joelhos)

Abra mão dos seus projetos de vida para viver os projetos de Deus. Isso é ter uma mente renovada e transformada. A guerra na mente está nos nossos conflitos internos em querer as coisas do nosso jeito. Quando alinhamos mente, alma, sentimentos, sonhos, enfim, tudo em nós com Ele acaba o conflito.

“O que Deus tem pra mim é exatamente o que eu quero, mesmo que eu não saiba disso. (Esdras Savioli- Vai na bíblia)

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 
mm

Pricila Feijó Coelho

Administradora de Imóveis |Produtora de TV e Assessora de Comunicação. Membro da Igreja Comunhão Cristã Resgate - Copacabana | RJ.