Home Artigos Utilize suas frustrações amorosas do passado em seu favor – Nunca use...

Utilize suas frustrações amorosas do passado em seu favor – Nunca use essas experiências contra você!

7397
0

Como está seu coração? Você está se sentindo abandonado? Está passando por alguma decepção sentimental? Se sente injustiçado, justamente por fazer aquilo que é correto aos olhos de Deus?

 

Isso também já aconteceu comigo… Enfim, e, quando isso ocorre, a gente sente aquele vazio no peito. Parece que, mesmo fazendo as coisas certas, nada vale a pena. Dá aquela vontade de fazer justiça com as próprias mãos, de chutar o balde e até de desistir de andar no Caminho de Deus.

 

Infelizmente, a nossa sociedade valoriza mais o que temos do que o que somos; mais a aparência externa do que o homem interior; mais a exposição do que o anonimato. Temer a Deus parece não existir mais no vocabulário de muita gente. Até no meio cristão, muitos se dizem de Deus, lideram ministérios, fazem coisas no nome dEle, mas, na verdade, agem para os seus próprios interesses (e não para o Reino).

 

Aí eu pergunto: você sabe utilizar as dores das injustiças em favor do seu próprio crescimento? Ou você usa essas situações contra a sua própria vida?

 

Pois bem! Independentemente do que esteja acontecendo, Deus sempre lhe dará um caminho pra você ser feliz de verdade. Sempre! Pode parecer estranho, mas situações dolorosas (mesmo as mais terríveis e amargas) não significam o seu fim! Pelo contrário, com um pouco de esforço – mas sempre na direção do Senhor –, essa dor, mesmo “invencível”, será justamente um dos instrumentos de Deus para uma grande mudança no seu viver.

 

Acredite! Se somos filhos de Deus de verdade, tudo o que nos acontece tem um propósito; nada é por acaso! A Bíblia diz que todas as coisas (inclusive as dores, decepções e injustiças) contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28).

 

A dor de uma aparente derrota pode se transformar em uma verdadeira vitória; e você pode sair da situação de abandono para o aconchego daqueles que pertencem a uma linda família de Deus. A dor do menosprezo pode dar lugar à honra, para a glória de Deus. Não duvide do que o Senhor pode fazer na sua vida quando você se submete a Ele.

 

Há um caminho a prosseguir. Há esperança pra você que está ferido (Jó 14.7-9). Essa dor não será pra sempre! Mesmo que você esteja fraco e quase sem forças, Deus dará o necessário pra você seguir em frente e essa situação mudar (Isaías 41.13,14). Fique firme!

 

Pode parecer paradoxal, mas Deus pode usar justamente uma dor – como a sua, por exemplo –, pra cumprir os propósitos dEle (Gênesis 50.20).

 

O fato de você não ver indícios da justiça de Deus agindo neste momento não significa que ela não esteja agindo e que a sua situação não mudará. É muito importante que você aja e reaja da maneira certa. Qual? Aquela que o Senhor direcionar à sua vida. Muitas pessoas são até corretas, mas, quando algo as fere, elas reagem de tal maneira que prejudicam a si mesmas.

 

É imprescindível que a sua vida – a sua mente – esteja sempre alinhada com a perspectiva de vida de Deus (Jeremias 29). Sabia que uma mesma dor pode ser prejudicial ou, por incrível que pareça, benéfica para o seu próprio crescimento espiritual e emocional? Veja alguns exemplos de como isso pode acontecer:

 

  1. A dor é prejudicial quando a gente deixa de aprender com ela o que seria bom pra nossa vida, mas é útil quando tiramos dela alguma lição e alcançamos a cura pelo Senhor;
  2. A dor é prejudicial quando a gente permite que o nosso coração se torne egoísta e o centro das atenções, mas é útil quando ela nos leva a ter uma preocupação maior com os que também sofrem e precisam da nossa ajuda;
  3. Em compensação, a dor é prejudicial quando também nos recusamos a receber ajuda, mas é benéfica quando nos permitimos ser amparados por aqueles que estão obedecendo a Deus;
  4. A dor é prejudicial quando acusamos Deus de ser injusto e, com isso, influenciamos outras pessoas a rejeitá-lO, mas ela é útil quando nos identificamos com Cristo, que sofreu por nós na cruz;
  5. A dor é prejudicial quando nos afastamos de Deus por achar que Ele não está conosco nos momentos mais difíceis, mas ela é útil quando nos torna mais próximos de Deus e nos faz buscar uma intimidade maior com Ele.

 

Como podemos ver, a dores que sofremos podem ser justamente o instrumento que o Senhor quer usar pra dar uma grande guinada em nossa vida.

 

Você não precisa sofrer pra Deus agir. Use essas dores em seu favor! Portanto, não desista! Coloque a mão no seu peito agora mesmo e sinta Deus lhe dizendo a cada batida do seu coração: “Filho, eu amo você e estou cuidando de tudo”. Viva a vida linda que Deus tem preparado. O melhor ainda está por acontecer! Deus transformará sua tristeza em alegria, para a glória do nome dEle. Tudo vai ficar bem…  Jesus está contigo!

 

Medite nisso, e que Deus abençoe a sua vida!

 

Contatos e convites, escreva para o e-mail: <relacionamentojovemcristao@gmail.com>

Assista os videos do EEE: https://www.youtube.com/user/euescolhiesperar

Até a próxima quinzena!

Marco Aurélio