Você é um exemplo?

Olá galera!! 

Hoje quero trazer mais um texto, que postei ano passado, em nosso antigo blog.

Você é um exemplo?

Um dos versículos que eu mais gosto, é um que Paulo escreveu a Timóteo, encorajando-o:
 
“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4:12
 
Eu entendo o porquê de Paulo ter escrito isso. Primeiro, eu sei que muitos jovens se sentem desprezados, mesmo dentro de suas igrejas, por talvez serem novos demais para a obra. Mas eu quero te falar uma coisa, muitas vezes somos nós mesmo que nos desprezamos e achamos que são os outros que nos desprezam. Então, nos apoiamos na desculpa “Não posso trabalhar na obra de Deus porque sou muito jovem, sou novo ainda”; e usando palavras assim, poucos jovens querem se envolver em ministérios. Mas a Palavra de Deus nos diz: seja exemplo!
 
1. Na maneira de falar
 
Jesus mesmo falou sobre isso no Evangelho de Mateus:

“Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.” Mateus 15:11
 
Jesus nada mais nos diz: cuidado com o que você fala. Os fariseus julgavam que o alimento que a pessoa ingeria que a tornava impura, mas Jesus foi contra isso dizendo que é o que sai da boca e não o que entra, que torna alguém impuro.
 
Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura.  Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.” Mateus 15: 18 e 19

E diante disso, podemos nos questionar: que palavras temos dito? Palavras de benção ou maldição? Temos falado palavrões? Temos com a nossa boca desejado o pecado? Temos sido exemplo na maneira de falar????
 
2. Na maneira de agir
 
Você é do tipo de cristão: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?? Quem sabe você até passou ali pelo primeiro tópico e pensou: não, a minha boca serve para louvar ao Senhor. Mas e as suas atitudes? Também tem servido para louvar ao Senhor?
 
“Pois vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito.”  Romanos 6:18″

“Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está em vocês.” Amós 5:14
 
Se o Espírito Santo vive em nós, porque temos agido como se Ele não vivesse?
 
3. No amor, na fé e na pureza
 
Você demonstra amor? Não apenas com os seus irmãos mas com aqueles que não conhecem a Cristo? Demonstra amor à obra de Deus, à Palavra dEle?
Você pode sim ser um exemplo no amor! E isso envolve a sua maneira de agir e de falar. Como você trata as pessoas? Como trata seus pais, familiares, líderes, pastores? Como trata os seus colegas que não acreditam no mesmo que você?
Como você demonstra a sua fé? Você é exemplo na fé que tem?
 
E por último, mas não menos importante:
PUREZA
 
E talvez você até fale: pera ai, eu sou virgem, ou pera ai, eu escolhi esperar. Mas a questão não é essa. Pureza é algo que vai muito além do ato. Engana-se quem pensa que pureza e castidade são a mesma coisa. Pureza vai muito além do que isso. A pureza começa no coração, como vimos no primeiro tópico. A pureza começa na mente. A prova disso é um versículo dito também por Jesus:
 
“Mas eu lhes digo: Quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.” Mateus 5:8

“Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”  Salmos 24:3-4
 
Deus quer uma geração que O adore de mãos limpas e coração puro. Ele te chama para ser exemplo, para ser um espelho de Cristo. Você tem sido exemplo?
 
Com amor

RELACIONADO
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
 

Patrícia Geiger