Home Amizade A melhor forma de se declarar a alguém

A melhor forma de se declarar a alguém

11966
0

A melhor forma de se declarar a alguém.

 

Começar a gostar de alguém é maravilhoso, não é mesmo? E, quando isso acontece quando a gente vive em santidade e não pula etapas no relacionamento, é melhor ainda! Afinal, tudo passa a acontecer de uma forma linda, pois aquilo que Deus “sonhou” começa a se realizar na vida dos Seus filhos.

Mas, sem querer desanimar, o contrário também é uma prática na vida de muitos. É comum vermos pessoas que se conheceram e ficaram apaixonadas, mas, com o passar do tempo, aquilo que imaginavam ser uma grande bênção foi, na verdade, uma furada. Isso acontece porque muita gente começa a namorar pra só depois buscar a discernir os fatos importantes que o romance precisa ter. Na realidade, essas pessoas deveriam ter feito o contrário: entender os fatos pra só depois começar a namorar – se esse for o caso, é claro! Mas é possível isso? Sim! E as 5 etapas descritas a seguir dão aquela ajuda.

  1. Fique atento à voz do Senhor – No processo de oração, Deus pode falar com você a qualquer momento. E, se você ouvir dEle um “não”, nem tente ir adiante com essa história. Outra coisa: não ore pra namorar alguém se essa pessoa fere algum princípio bíblico. Por exemplo, você está buscando conhecer alguém e logo depois descobre que ele/ela não é um cristão que serve somente ao Senhor. Nesse caso, Deus já está dando uma resposta bem clara de que Ele não aprova esse namoro (2 Coríntios 6.14,15). Vale a pena insistir?

 

  1. Não abra o seu coração a um estranho – Ninguém em sã consciência dorme na própria casa sem antes ter certeza de que as portas e janelas estão trancadas. Nenhuma empresa concede crediário sem antes conhecer o histórico do cliente. Ninguém entrega a própria carteira na mão de um estranho. E o coração humano, será que não precisa de cuidados? O livro de Provérbios 4.23 diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.Então você, solteiro, só porque viu um gato/uma gata com uma conversa legal, já abre as portas do coração dizendo que esse é o amor da sua vida? Como se abrir pra um estranho? Quando eu era solteiro, Deus colocou no meu coração não namorar uma garota sem antes eu desenvolver uma amizade com ela. Descobri que, com a amizade, podemos conhecer realmente as nossas motivações, os valores da pessoa etc. Você consegue discernir muita coisa sobre a pessoa antes mesmo de namorar com ela. Outra dica: você pode e deve pedir conselhos a pessoas maduras espiritualmente.

 

  1. Não force a barra pra conhecer uma pessoa – Amizade não é um sentimento artificial, que nasce na base da força, mas ocorre de maneira natural. Quando você busca seguir os propósitos de Deus, Ele próprio cria situações para que você e a outra pessoa naturalmente passem a ter mais contato. Pode ser na igreja, no cursinho, no trabalho… Romanos 8.28 diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Falo isso porque ouço e leio muitas histórias de pessoas que nem se conheceram pessoalmente, mas bastou um simples contato visual pra já ficarem apaixonadas. Essa paixão pode ser fruto da imaginação!

 

 

  1. Antes, busque mais proximidade com a pessoa. Quando você já tem certo grau de amizade, em determinados dias da semana (ou do mês) vocês manterão algum tipo de contato. Não se declare antes de vocês se tornarem mais próximos. Faça (ou aceite) mais convites de propósitos que são comuns aos dois. Mas evite fazer convites para programas a sós; chame quem é do convívio de vocês. Por exemplo, se vocês se conhecem pela igreja, faça convites que são de comum interesse na vida dos dois, com o qual ambos tenham afinidade, como um congresso, uma célula, um ensaio etc. Se vocês se conhecem por causa de um curso, faça convites em que outros colegas da turma também estejam com vocês, estudando ou lanchando. Seja o mais natural possível. Não force muito uma aproximação. A gente percebe se de alguma forma está sendo correspondido ou não.

 

  1. Depois, faça mais convites pessoais. Se você notou que: (1) a pessoa está correspondendo de forma positiva; e (2) a amizade está ficando mais forte e tem trazido uma paz ao seu coração, então você já pode fazer um convite mais pessoal. Mas lembre-se: convide para lugares movimentados e com ambientes familiares, como por exemplo um restaurante, uma festa de aniversário, um passeio no shopping etc. Após esse convite, você terá uma clareza muito maior dos fatos, discernindo se deve investir no romance propriamente dito. Se a pessoa não aceitar o convite, não insista; pare e analise toda essa experiência em Deus. Espere, pois talvez seja até a pessoa de Deus, mas não para este momento. Agora, caso o convite seja aceito, você perceberá, pelo clima da conversa, se houve algum tipo de link entre vocês ou não. Deixe acontecer naturalmente e, se for o caso, por vocês serem maduros espiritualmente, não tenha medo de falar seus reais sentimentos e propósitos em Deus.

 

Pra encerrar, quero dizer que esses conselhos não são regras, mas, sim, uma melhor forma de agir quando um cristão começa a gostar de alguém. Deus, na Sua infinita graça e sabedoria, pode unir Seus filhos de maneiras diferentes das que foram apresentadas aqui!

 

Até a próxima quinzena!

Marco Aurélio

Contatos, críticas ou sugestões de temas, escreva para o e-mail: <relacionamentojovemcristao@gmail.com>, e farei o possível para responder-lhe o quanto antes.

 

Não esqueça de assinar a Newsletter do EEE!

Siga  no TWITTER, FACEBOOKe INSTAGRAM!

Ah, e assine o canal no YOUTUBE!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: