Home Artigos Amigos de pessoas

Amigos de pessoas

1261
0

Os pobres são evitados até por seus próprios vizinhos, mas inúmeros são os amigos dos ricos.
Provérbios 14.20

Sabemos que a palavra “amigos” neste provérbio deve ser interpretada como se estivesse entre aspas. Amigos de verdade desconhecem categorizações sejam elas quais for. Não somos amigos de pobres nem de ricos. Não somos amigos de crentes ou de ricos. Não somos amigos de doutores ou analfabetos. Nós somos amigos de pessoas.

Cada pessoa desempenha seu papel social, sua expressão de viver. Se relacionamos com papéis sociais, não podemos considerar isso amizade. Se nestes relacionamentos existe interesses, objetivos, transações, trocas, obrigações e contrapartida, são de outra ordem que não atende pelo nome de amizade.

Se levarmos em consideração o próprio Jesus em suas conversas com os discípulos, Ele deixava bem explícito que os consideravam amigos. Havia grande honestidade vinda uns dos outros na crença dos atos de Jesus, assim como as Palavras do Pai diretamente a Cristo compartilhada com eles (João15.13-15). Não havia um relacionamento estrito de chefe e servo, entre papéis, mas sim de amigos, que com amor compartilhava a palavra da verdade de Deus.

Um relacionamento de amizade não é baseado em papeis, por isso amigos podem ter ideais diferentes, ideologias diferentes, pensamentos políticos diferentes, morais diferentes e até mesmo religiões diferentes, mas ainda assim continuam amigos.

Amigo que é amigo é simplesmente isso. Não está interessado/preocupado em categorizar ou caracterizar seu amigo ou amiga. Simplesmente o chama de amigo ou amiga.

Seja como Jesus Cristo. Não se espelhe nem se enquadre em determinados rótulos ou companhias que o farão de você apenas objeto de interesse ou usos descartáveis. Seja amigo de pessoas, não de seus papeis sociais, pois é nesse meio que nasce as mais belas e duradouras sustentações da caminhada da vida relacional. – Cuidado! As muitas amizades podem levar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão. Provérbios 18.24

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: