Home Artigos Bondade

Bondade

1641
0

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, a paz, paciência, benignidade, bondade…
Gálatas 5.22

Amor e bondade são aliados da caminhada. Frutificar o fruto tem a ver com o amor que se doa. Os traços divinos em nós são todos do amor, e bondade é doação desse fruto para o próximo.

Eu já destaquei anteriormente a diferença entre bondade e benignidade (http://www.euescolhiesperar.com/artigos/benignidade). Enquanto benignidade refere-se ao caráter, bondade é atitude probatória desse mesmo. Ação e bondade devem ser aliados na caminhada de espera, pois ela reprova o mal, corrige os erros cometidos e disciplina a si mesmo e aos outros, quando necessário.

Segundo Jean-Jacques Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Já Nicolau Maquiavel diz que o homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom. Não julgo o ponto de onde nasce maldade, mas destaco que ambas definições se referem ao comportamento humano, à atitude. Sabemos muito bem que o projeto divino para restauração da humanidade é pelo amor, e ser complacente para com o próximo é ter bondade como atitude compartilhável desse amor.

Bondade não se trata de ser bonzinho com os outros. Ser bondoso tem a ver com constantes correções e disciplinas com o seu processo de espera. Lembre-se do que Jesus fez no templo quando expulsou os que o transformaram num mercado (João 2.11-22).  Essa atitude demonstra a preocupação da correção para que o amor divino alcance parâmetros de bondade compartilhável à todos.

Amar o próximo como a ti mesmo, compartilhar desse fruto e fortalecer o caráter são os passos primordiais da espera em Deus. Benignidade e bondade devem ser mutuamente ativos nesse processo.  Se pela graça somos amados, que meu caráter bondoso seja a ponte para que outros sejam alcançados por esse fruto.

Sejamos bondosos. Que nossa espera em Deus seja de constantes acertos e correções de nossos erros passados. Que o amor divino seja o fruto a ser compartilhado nessa caminhada. Que bondade seja para mim, mas para todos.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23.6

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: