Home Artigos Cuidado pessoal

Cuidado pessoal

2174
0
Watering flowers

Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em Glória. Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria.
Colossensses 3. 4 e 5
(Texto Base: Colossensses 3.1-7)

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais centradas em si mesmas, o desafio daquele que espera em Deus é estar centrado na Imagem de Cristo. O assunto de cuidado pessoal é importante, mesmo que incomode, pois se seguimos a Deus devemos estar sujeitos a acertos na nossa jornada.

Sabemos que quando optamos pela espera em Cristo, optamos por nos aperfeiçoar nEle, cuidar da nossa vida e cotidiano pessoal. Sendo assim, como podemos cuidar de nossa vida pessoal?

O primeiro passo é identificar Cristo buscando-o pelas coisas do alto (Colossensses 3.1 e 2). Aquele que espera em Deus deve estar sempre centrado no aprendizado que se decorre dessa jornada. “Buscar as coisas do alto” é entender que todo o processo de cuidado pessoal vem de atividade contínua e habitual. Esperar é conhecer, aprender consigo mesmo, e acima de tudo se aperfeiçoar nos cuidados que Deus propõe por Cristo em nós.

O segundo passo é eliminar ameaças que te afastam de Deus e sua vontade (Colossensses 3.5). O indivíduo que opta por seguir a jornada de espera com Cristo deve entender que, todo o processo de cuidado pessoal vem consigo renúncia. “Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena” – é eliminar tudo aquilo que destrói sua carne, o seu templo/corpo, seu espírito e sua consciência. Imoralidade sexual, impurezas, paixões, más condutas, tudo isto nos afasta de Deus e sua vontade. Quem deseja cuidar de sua vida pessoal deve eliminar tudo que ameaça sua saúde espiritual (1 Tessalonicenses 4. 3-7).

Esperar é caminhar, por isso é importante o cuidado pessoal. Deus não está te punindo por esse processo, mas sim cuidando de seu coração, limpando seu corpo, aperfeiçoando seu espírito e sua consciência. Quando Cristo começa se manifestar em nós (Colossensses 3.4), estamos cada vez mais perto de entendermos que essa jornada de aperfeiçoamento, cuidado e submissão é para o bem do nosso ser.

Cuide de sua vida pessoal. Não deixe que avarias, desejos carnais e impurezas destruam sua jornada de caminhada com Deus. Esperar no Senhor é ver que sua bondade se manifesta para aqueles creem no seu poder. – “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças…” Isaías 40.31

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: